sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O novo roteiro turístico

Chama-se «Oásis da Beira» e é o novo roteiro turístico que dá a conhecer as potencialidades das freguesias de Cernache do Bonjardim, Castelo, Cumeada, Nesperal e Palhais.
Segundo o jornal «A Comarca da Sertã», a publicação elenca os principais locais a visitar em cada uma destas freguesias e revela alguns factos curiosos e históricos.
Esta iniciativa foi já aplaudida por várias pessoas e mereceu mesmo um voto de felicitações em recente Assembleia Municipal.
O presidente da Câmara da Sertã, José Paulo Farinha, aproveitou mesmo a oportunidade para exortar outras freguesias a seguir o exemplo. Além disso, deixou no ar o desejo da própria autarquia lançar um documento do género, englobando todas as freguesias. Ou seja, um verdadeiro roteiro turístico do concelho.
A questão que se coloca é porque é que a autarquia ainda não o fez? E, como é óbvio, não estou a falar da informação descartável que vem sendo distribuída, há algumas décadas, com sugestões de visita a locais de interesse do concelho.
O que a Câmara de Castelo Branco fez recentemente, com o lançamento do guia «Albiback», é um bom exemplo. São 200 páginas de informação e onde os turistas e visitantes poderão tomar contacto com as potencialidades do concelho. Não defendo uma obra do género para a Sertã (o investimento seria incomportável), mas penso que devemos aprender com o que de bom se faz nos outros lados. A sugestão aqui fica.