sexta-feira, 29 de agosto de 2008

É preciso tratar da ‘Saúde’


A notícia surge na edição electrónica do jornal Reconquista, que cita uma peça da Rádio Condestável, divulgada esta semana, e dá conta de uma situação que deveria obrigar-nos a reflectir.
“Em Cernache do Bonjardim há pessoas a pernoitar à porta da Extensão do Centro de Saúde, para guardarem vez para a «consulta do dia», do dia seguinte. Por volta das 22h30 da última segunda-feira [25 de Agosto], como informa a Rádio Condestável daquela localidade, já havia quatro pessoas à espera para marcar consulta na manhã de terça-feira. Sendo que uma delas guardava vez para outra, as consultas do dia ficavam completas com aquelas pessoas”, pode ler-se na referida notícia.
E continua: “A situação não é nova, mas tem tendência a agravar-se em tempo de férias, como é o caso. Este ano acresce o facto de um dos médicos em permanência estar de baixa devido a um acidente, esclarece a mesma emissora. Até há bem pouco tempo estavam três médicos em permanência a dar consultas na extensão de Cernache. Neste momento estão apenas dois a assegurar serviço. Ouvido pela Condestável, o Director do Centro de Saúde da Sertã, Henrique Brandão, confirmou esta tendência e acrescenta que não tem médicos. «Num quadro de 15, neste momento, estamos com metade», desabafou, e com base nas palavras da ministra da Saúde, Ana Jorge, aquando da sua passagem por Vila de Rei e Proença-a-Nova, esta tendência é de agravamento”.
Perante estas evidências é difícil dizer o que quer que seja. Ainda para mais quando a própria Sub-Região de Saúde de Castelo Branco admite ter conhecimento desta situação e ter aconselhado o Director a pagar em horas extraordinárias aos médicos. O problema, como disse Henrique Brandão à Rádio Condestável, é que «os médicos estão sobrecarregados e eu não os posso obrigar já que estão com excesso de trabalho».