quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Nascem menos bebés e morrem mais pessoas


Os números são preocupantes e devem merecer a reflexão de todos nós. O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou esta semana as Estatísticas Demográficas relativas a 2006 e a região do Pinhal Interior Sul, que agrupa os concelhos da Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila de Rei e Mação, não ficou muito bem na fotografia.
Desde logo, o Pinhal Interior Sul foi a região do país que apresentou, em 2006, a maior taxa de mortalidade, com 17,9 por cento (a média do país está nos 9,6 por cento). Ainda assim, a esperança média de vida desta região é de 77,4 anos, um valor bem acima dos 68,5 anos da Beira Interior Sul (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão).
Se a taxa de mortalidade é a maior, a de Natalidade está entre as três mais baixas de Portugal. Em 2006, nasceram no Pinhal Interior Sul apenas 249 crianças.
Mário Leston Bandeira, presidente da Associação Portuguesa de Demografia e professor no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) mostra-se muito preocupado com estes resultados. “É a questão da interioridade. O Interior, de Norte a Sul, é uma zona que está a morrer do ponto de vista demográfico” alerta.
O Pinhal Interior Sul é, no entanto, a região portuguesa onde se verificaram menos divórcios (apenas 1,2 por cento dos casamentos terminaram em 2006).