terça-feira, 29 de março de 2011

Presidente da Câmara da Sertã falou sobre o seu mandato

O presidente da Câmara Municipal da Sertã concedeu uma entrevista à Rádio Beira Interior (depois publicada nas páginas do jornal Povo da Beira), onde fez um “balanço francamente positivo” do seu mandato e mostrou-se disponível para continuar na autarquia depois de 2013, isto claro se os eleitores depositarem novamente a confiança no seu partido.
A entrevista abordou alguns dos temas mais sensíveis do momento (com excepção para a educação e saúde) e provocou algumas revelações surpreendentes por parte de José Nunes.
Depois de fazer um balanço positivo, o autarca lamentou a conjuntura difícil na altura em que tomou posse e disse ter sido “uma surpresa desagradável porque estávamos convencidos que íamos fazer um trabalho mais abrangente, mas com a diminuição da receita, em cerca de um milhão de euros, o nosso trabalho foi condicionado”.
O edil sertaginense referiu, em seguida, que alguns dos projectos previstos (não referiu quais) iriam ficar, para já, “sem concretização”, uma vez que as candidaturas a fundos “não seriam aceites”. José Nunes disse que a aposta iria estar centrada nas zonas industriais da Sertã e de Cernache, “numa tentativa de consolidação e criação de empregos”.
O mercado imobiliário sertaginense mereceu algumas palavras, com o presidente da Câmara a informar que “tudo o que foi construído foi vendido”, além de que “todas as moradias em construção estão já vendidas”. Não deixa de surpreender este bom momento do mercado imobiliário sertaginense, em claro contraciclo com o que se passa no resto do país.
Revelando que “temos muitos pedidos para implementação de empresas no concelho”, José Nunes congratulou-se com esses pedidos “numa altura em que tanto se fala de crise”.
O turismo será uma das apostas deste executivo e a sua concretização deverá passar por uma requalificação da zona histórica da vila (ainda pouco se sabe do projecto que se diz estar em preparação na autarquia), pela aposta na gastronomia (será organizada, em Junho, a primeira edição da Feira da Gastronomia) e por algumas requalificações em zonas estratégicas da vila da Sertã.
O problema da falta de quartos no concelho (é um facto, mas parece haver quem se esqueça que o concelho dispõe de um hotel em Pedrógão Pequeno, de uma residencial na Sertã e de algumas casas de turismo de habitação) foi igualmente abordado, com o edil a anunciar que estão “em andamento” três ou quatro projectos, destacando a construção de um hotel de quatro estrelas no antigo Convento de Santo António.
Questionado sobre uma eventual recandidatura, José Nunes parece decidido a avançar: “Se tivesse que decidir hoje diria que estava disponível para um novo mandato”.