terça-feira, 30 de novembro de 2010

E as zonas industriais que não saem do impasse

O jornal «A Comarca da Sertã» deu conta, na sua edição do passado dia 26 de Novembro, que “as zonas industriais do concelho (Sertã e Cernache do Bonjardim) registam longo impasse”, aguardando “há anos a reclamada ampliação”.
O problema – como todos sabem – vem-se arrastando no tempo, e segundo as palavras do actual presidente da Câmara, José Farinha Nunes, um dos culpados para este estado de coisas é a burocracia. “É necessário um ‘plano de pormenor’ para as zonas industriais para se desbloquear a situação”, disse o autarca, citado por aquele semanário, acrescentando que “a legislação emperra o andamento dos processos”.

Não tenho dúvidas de que o desenvolvimento económico de um concelho como o da Sertã terá de passar por dar melhores condições aos empresários que aqui querem investir e não tanto por colocar entraves burocráticos que só causam entropia e que levam ao desespero os interessados. Consequência? Os empresários vão apostar noutro lado e dessas histórias já todos nós ouvimos falar.