quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tornado fustigou concelho da Sertã

Foi apenas um minuto, mas os ventos de mais de 200 km/h deixaram um rasto de destruição indescritível no concelho da Sertã. O tornado, que já antes atingira os concelhos de Tomar e Ferreira do Zêzere, chegou à Sertã pelas 15h10m de ontem e o pânico instalou-se entre a população do município.
A Rádio Condestável foi o primeiro órgão de informação a dar nota do sucedido, transmitindo ao longo da tarde/noite todas as incidências do que estava a acontecer no concelho. Mais tarde, as edições electrónicas de jornais e rádios nacionais dedicavam também especial atenção para o que estava a suceder pela Sertã. As estações de televisão, nos seus serviços informativos da noite, deram igualmente destaque às notícias que chegavam da Beira Baixa.
O balanço surgiu já noite dentro e os números foram actualizados durante o dia de hoje: 100 habitações danificadas (dados provisórios), três desalojados, as instalações da empresa Resicorreia “completamente destruídas”, muitas árvores arrancadas, postes de iluminação derrubados e “alguns milhões de euros em prejuízos”.
Segundo os jornais e rádios (Jornal de Notícias, Público, Rádio Renascença, i, Visão, Rádio Condestável, TVI24), a zona de Vale Porco, na freguesia da Sertã, foi “a mais fustigada, com 18 casas danificadas”.
As freguesias de Palhais (o centro náutico foi bastante atingido), Cabeçudo e Troviscal foram também afectadas pelo tornado.
O presidente da Câmara da Sertã, José Farinha Nunes, garantiu, citado pela Rádio Condestável, “a disponibilidade dos presidentes de câmara da região em ajudarem no que for necessário”.
Já esta manhã, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, visitou os concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã, mas não garantiu apoio para os populares afectados, sublinhando que os seguros estão na “primeira linha para dar resposta aos pedidos de ajuda”. Contudo, o governante admitiu a hipótese do Governo poder ajudar “pessoas necessitadas” que não sejam ressarcidas pelos seguros, mas que isso será “avaliado caso a caso”, declarou o governante, citado pelo Diário Iol.
Segundo a Rádio Condestável, o ministro Rui Pereira pediu, na Sertã, que lhe chegasse “com a maior brevidade possível” um relatório dos estragos decorrentes deste tornado.
Deixamos aqui de seguida, alguns links de jornais, televisões e rádios que acompanharam o tornado na Sertã:

http://www.publico.pt/Local/populacoes-afectadas-por-tornado-tentam-regresso-a-normalidade_1470032

http://www.radiocondestavel.pt/site/index2.php?option=com_content&task=view&id=3771&pop=1&page=0&Itemid=1

http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2010/12/serta-ficou-sem-energia-electrica-devido-a-passagem-do-tornado07-12-2010-205427.htm

Pedimos também aos nossos leitores para que aqui deixem as suas impressões sobre o tornado que ontem fustigou a zona da Sertã.