sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul tomou posse

José Paulo Farinha, presidente da Câmara Municipal da Sertã, assumiu esta semana a presidência do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul, que além do concelho sertaginense inclui Mação, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei. Os vice-presidentes serão João Paulo Catarino (presidente da Câmara de Proença-a-Nova) e Saldanha Rocha (presidente da Câmara de Mação).
A Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul (nova designação para a anterior Associação de Municípios do Pinhal Interior Sul) tem como objectivos a promoção do planeamento e gestão estratégica de desenvolvimento económico, social e ambiental deste território, articulação dos investimentos municipais de interesse intermunicipal, participação na gestão de programas de apoio ao desenvolvimento regional, designadamente no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), planeamento das actuações de entidades públicas, de carácter supramunicipal, bem como a articulação das actuações entre os municípios e os serviços da Administração Central em áreas como o ordenamento do território, conservação da natureza e recursos naturais, rede educativa e de formação profissional, mobilidade e transportes, redes de equipamentos de saúde ou segurança e protecção civil.

Esperemos que seja desta que os concelhos da Zona do Pinhal se unam em torno de um bem comum e não continuem de costas voltadas em matérias tão fulcrais para o desenvolvimento da nossa região. O “orgulhosamente sós” não nos leva a lado nenhum.