terça-feira, 11 de dezembro de 2007

O calvário entre a Sertã e Ferreira do Zêzere


O estômago revolve-se sempre que entramos na maldita estrada, cheia de curvas que liga Ferreira do Zêzere à Sertã. A malfadada via, conhecida por EN 238, há anos que carece de obras, talvez até de um novo traçado mas, até ao momento, nada foi feito.
Ao longo dos anos várias promessas surgiram e a intervenção chegou a estar mesmo nos planos da antiga Junta Autónoma de Estradas (JAE), todavia a ideia foi abandonada por falta de verbas.
Recentemente, uma luz acendeu-se ao fundo do túnel, quando o Governo avançou com a possibilidade da construção de uma nova via que ligaria as cidades de Tomar e do Fundão, com passagem pela Sertã. Os contornos do projecto ainda não são totalmente conhecidos e o silêncio tem imperado em torno desta solução.
Para os que diariamente ou semanalmente têm de passar por este calvário, resta apenas uma hipótese: engolir em seco e apreciar a bela paisagem que surge diante dos nossos olhos. No entanto, já é tempo de fazer alguma coisa. O presidente da Câmara da Sertã tem-se multiplicado em vários contactos, mas o peso da interioridade do nosso concelho e também de Ferreira do Zêzere estão a emperrar todo o processo.