quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Hospital em Pedrógão Pequeno a caminho da ruína


É triste o cenário que se nos apresenta no antigo hospital da misericórdia de Pedrógão Pequeno. Votado ao abandono, o edifício vai definhando até à ruína total.
Localizado bem próximo da capela de Santo António, a dois passos do centro da vila, que outrora foi sede de concelho, o hospital da Misericórdia necessita de obras urgentes, quanto mais não seja pelo perigo que o desabamento, da actual estrutura, representa para os moradores da zona ou até mesmo para quem passa junto dele.
No entanto, seria um contributo importante para a história da vila, a recuperação deste edifício, que em tempos recebeu todas as pessoas da freguesia e arredores, dado que nele se realizavam pequenas cirurgias e outras intervenções, tendo capacidade para cerca de 20 internamentos.
Segundo uma edição recente da «Comarca da Sertã», esta estrutura encerrou completamente no início da década de oitenta do século passado, numa altura em que o Dr. Raul Lima da Silva, que ali atendia os seus doentes, deixou de exercer medicina em Pedrógão Pequeno.