sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Estrada Sertã-Oleiros motiva abaixo-assinado


As condições em que se encontra a Estrada Nacional 238, no troço entre a Sertã e Oleiros, voltam a estar na ordem do dia. As populações dos dois concelhos têm deixado várias críticas ao piso degradado e ao traçado sinuoso desta estrada, que é agora objecto de um abaixo-assinado, levado a cabo por um grupo de jovens oleirenses.
No documento, que têm registado grande receptividade e que será entregue ao Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, é “defendida a construção do troço da EN238 entre Oleiros e a Sertã (IC8), uma via definitivamente estruturante e estratégica para o desenvolvimento regional” e que poderá ser parte integrante “da futura Via Rápida do Pinhal, que ligaria o Fundão ao IC3 (Tomar)”.
Segundo os signatários, “uma das necessidades do concelho de Oleiros consiste na atracção e fixação da população, nomeadamente jovens que queiram apostar no concelho”. Deste modo, “deve ser garantida a viabilidade sócio-económica da região, combatendo as assimetrias regionais numa lógica de justiça e equidade social”. Neste capítulo, a estrada entre Oleiros e a Sertã assume “um papel fundamental”.Além das populações, também os autarcas dos dois concelhos estão em sintonia com esta pretensão. Ainda recentemente, o presidente da Câmara de Oleiros, José Marques, voltou a insistir na necessidade deste troço da EN238 ser renovado.