quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Música no concelho: Jelfam

A música sempre granjeou muitos adeptos no concelho da Sertã. A Sociedade Filarmónica Sertaginense, criada em 1830, foi o primeiro grupo organizado em torno daquela que é conhecida como ‘quarta arte’ (classificação de Ricciotto Canudo). Depois, vieram as filarmónicas de Cernache e de Pedrógão, a tuna do Sertanense, os ranchos folclóricos da década de 1930, os grupos de música organizados por Ângelo Mendes, as bandas de yé-yé e os já míticos Popxula.

Dos Popxula, prometemos falar noutro texto, isto porque hoje a nossa atenção vai centrar-se numa banda fundada na vila da Sertã, em 1964: os Jelfam. Formado por quatro jovens estudantes, o grupo obteve grande sucesso na época, actuando em diversas festas de liceu, em espectáculos de variedades e em concursos de música yé-yé. Em 1966, fizeram mesmo uma tournée pelo Sul do país, juntamente com os Cometas Negros, actuando em Setúbal e em diversas cidades e vilas do Algarve.
O grupo era constituído por Joaquim Eduardo Barata (piano e órgão), José António Fernandes (acordeão), António Moura Ribeiro (viola eléctrica) e Luís Reis e Moura (bateria).
A sua primeira actuação aconteceu em Julho de 1964, durante as Festas dos Bombeiros da Sertã, na zona da Carvalha. O jornal «A Comarca da Sertã» escreveu sobre essa primeira actuação: “A sua actuação na Festa dos Bombeiros agradou bastante. O grupo é constituído por briosos rapazes da vila da Sertã, que dedicando à música as suas horas de descanso, acabam por se reunir, formando este conjunto que está em franca ascensão”.
A banda teve vida curta, colocando um ponto final na sua existência em 1968. Três dos seus elementos viriam a formar, um ano depois, o conjunto musical «Os Vultos».