quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Memórias: Carvalha



Em tempos foi conhecida como Alameda Salazar, mas o seu nome de baptismo (Carvalha) nunca perdeu razão de ser para os sertaginenses. A sua história confunde-se mesmo com a da vila da Sertã.
Neste que muitos consideram ser ‘o cartão de visita da vila’, foram operadas grandes transformações ao longo dos últimos séculos e olhando para esta foto de Luís Silva Dias, tirada nos primeiros anos do século XX, percebe-se bem a profundidade dessas mudanças.
Essas alterações (em que se destaca o verdadeiro ‘crime urbanístico’ que foi a construção do tribunal) retiraram um pouco da alma e da identidade deste espaço de recreio mas felizmente não lhe retiraram o amor e carinho dos sertaginenses.
A Carvalha foi também palco de vários acontecimentos históricos que marcaram a história da vila e do concelho. Por aqui se realizaram sessões da Câmara Municipal da Sertã, projecções de cinema ao ar livre (finais da década de 1930) e foi este o local escolhido para a instalação do primeiro campo de futebol da vila (1936).