quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O ensino no concelho – uma análise ao ranking das escolas

Há quem diga que eles não permitem avaliar o rendimento de uma escola nem tampouco aquilatar da qualidade do seu ensino, mas os rankings, elaborados anualmente com base nos resultados dos exames, são um dos poucos indicadores existentes em Portugal que permitem traçar um retrato (ainda que bastante incompleto) do estado do nosso ensino. Olhando para o concelho da Sertã, o cenário não é dos mais optimistas, apesar de o Instituto Vaz Serra (Cernache do Bonjardim) voltar a destacar-se nas tabelas publicadas ao longo da última semana por jornais e televisões.
À semelhança do que tem sucedido em anos anteriores, escolhemos o ranking apresentado pelo jornal Público e os resultados aí estão: no ensino secundário, o Instituto Vaz Serra posicionou-se no 230.º lugar (em 2010 estava colocado no 322.º lugar), com uma média final nos exames de 10,46 valores (média resultante das 76 provas efectuadas), ao passo que a Escola Secundária da Sertã não vai além do lugar 542 (num universo de 609 escolas) quando, em 2010, alcançou a 411.ª posição. A média final foi de 8,85 valores (média resultante das 299 provas realizadas).
Este resultado ‘calamitoso’ da Escola Secundária da Sertã deveria merecer uma profunda reflexão dos seus responsáveis, até porque não foi assim há tanto tempo (2006) que esta mesma escola se posicionou no 130.º lugar, com uma média final de 10,85.
Olhando para os resultados do ensino básico, os dois estabelecimentos de ensino do concelho não têm grandes motivos para festejos, apesar de a Escola Básica Padre António Lourenço Farinha ter melhorado a sua posição em relação a anos anteriores. O Instituto Vaz Serra obteve o 606.º lugar (média final de 2,56 valores para um total de 66 provas), quando em 2010 ficará na posição 227, enquanto a Escola Básica Padre António Lourenço Farinha subiu do 818.º lugar de 2010 para o 694.º lugar no ranking deste ano (média final de 2,5 valores para um total de 210 provas realizadas). No comparativo com as escolas dos concelhos vizinhos (Proença-a-Nova, Vila de Rei e Oleiros), os estabelecimentos sertaginenses com ensino básico ficam sempre atrás das suas congéneres da Zona do Pinhal.
Mais palavras para quê???