quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mitos e Lendas do concelho: Um jantar para o Diabo

«Um jantar para o Diabo». É este o nome da lenda que hoje aqui reproduzimos nesta secção de Mitos e Lendas. Trata-se de uma história originária da freguesia do Carvalhal, que foi publicada no livro «Histórias e Superstições na Beira Baixa», de José Carlos Duarte Moura
Aqui vai a transcrição da lenda «Um jantar para o Diabo»: “Em tempos antigos no Carvalhal dos Ramalhos andava um homem a debulhar o trigo numa eira. Quando o trigo estava debulhado, quase à tardinha, o homem queria limpar o trigo, mas não havia vento para ele o limpar. Então o homem disse o seguinte: “Diabo mande vento para limpar o trigo que eu dou-lhe um jantar”. E então de repente, começou a fazer vento e o homem limpou o trigo. Passados anos o homem morreu e não deu o jantar ao Diabo. A alma dele veio ter com a mulher para ela fazer o jantar e ir levá-lo à meia-noite a um cruzamento. Mas tinha de levar colher, garfo, pão, uma garrafa de vinho e uma moeda, chegar ao cruzamento e pôr a mesa no chão.


Os antigos contavam que o jantar era composto por umas batatas guisadas com carne e que à meia-noite, o Diabo, passava por ali a comer o que o homem lhe havia prometido. No dia seguinte de madrugada a mulher do homem ia buscar o tacho que parecia estar lavado, assim como o resto das coisas, mas da moeda nem sinal – tinha-a levado o Diabo”.