terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Jornais antigos: Voz do Povo

Divulgar “a propaganda republicana” e difundir “os princípios liberais”. Estes eram os grandes objectivos da Comissão Municipal Republicana (aqui baptizada de Empreza de Propaganda Liberal) para o jornal «Voz do Povo», criado no seu seio em 4 de Dezembro de 1910. A nova publicação, que durou até 30 de Novembro de 1913, tinha como administrador Zeferino Lucas, director António Augusto Rodrigues e editor Luís Domingues da Silva Dias.
O forte cunho republicano deste jornal fez-se notar ao longo das suas 157 edições, sendo certo que os seus responsáveis visavam, em primeiro lugar, o “bem da nossa terra”. No segundo número da «Voz do Povo», podia ler-se: “Apenas advogamos a necessidade d’uma leal conjuncção de esforços no sentido de elevarmos esta terra ao maior gráo de progresso que seja compatível com a sua situação, e de fazer frente – com probabilidades de victoria – a qualquer assalto que aos seus justificados direitos porventura seja dirigido”.
Esta publicação foi bastante influente no concelho e nela foram dadas a conhecer diversas matérias, até aqui, ignoradas pelos seus leitores. A vida política, social e cultural tinha um papel importante no jornal, que não esquecia também os artigos de opinião assinados por alguns dos ilustres cidadãos da época.