Iniciamos hoje um novo espaço neste blogue dedicado ao património histórico esquecido/desconhecido do concelho da Sertã. E para primeiro destaque escolhemos a Ponte da Várzea Carreira, situada entre as freguesias da Cumeada (concelho da Sertã) e Fundada (Vila de Rei).
Os dados relativos à sua origem são pouco claros. Alguns historiadores defendem que terá sido construída entre os séculos I e IV, sendo depois reconstruída nos séculos XIII e XIV (há um documento que refere que o arranjo da ponte terá custado 19.000 réis).
No entanto, outros historiadores (entre eles José Maria Félix, autor de uma monografia sobre Vila de Rei) são menos ambiciosos quanto às origens da ponte, afirmando que a mesma foi construída cerca de 1890, por iniciativa de Joaquim Aparício.
Do que não temos dúvidas é de que esta ponte foi durante muitos anos a principal via de ligação entre os concelhos da Sertã e de Vila de Rei, aqui circulando vários veículos diariamente.
A Ponte da Várzea Carreira (também conhecida como Ponte da Tamolha) está sustentada por seis arcos plenos, que apresentam diâmetros aproximados. Está ainda dotada de “cinco talhamares interrompidos de secção semicircular e situados a montante”, segundo nota do IGESPAR.
Hoje em dia, a ponte está em avançado estado de degradação e corre o risco de ver ruir alguns dos seus arcos, bem como parte do tabuleiro.
O seu valor histórico é inquestionável, o mesmo sucedendo com a beleza desta infra-estrutura. Pena é que os acessos para quem a queira visitar sejam absolutamente miseráveis. A nossa sensibilidade para o património histórico tem destas coisas!
Fontes: Vila de Rei e o seu Concelho; Certã Ennobrecida; Guia de Portugal; Pontes Antigas Classificadas; revista Estudos de Castelo Branco; website do IHRU, jornal A Comarca da Sertã;