sexta-feira, 9 de abril de 2010

Jardim do 'Cimo da Vila': E ninguém faz nada?

O estado em que se encontra o jardim do 'Cimo da Vila' é a imagem fiel de uma zona que tem vindo a cair no esquecimento. A zona de Santo António, que apesar da sua proximidade aos paços do concelho, continua em lenta agonia rumo a um destino fatal. Mas falemos do estado em que se encontra o jardim.
Todos concordam que em tempos foi um dos jardins mais bonitos da vila, com uma envolvente (mata do hospital) capaz de inspirar qualquer visitante mais distraído. Só que o cenário que se nos depara nos dias que correm é de abandono e de verdadeiro desleixo: os baloiços desapareceram, as madeiras dos bancos estão a apodrecer, a vegetação rasteira cobre os supostos percursos pedonais e um longo manto de areia acumula dejectos de animais.
Há muitos de vós que devem pensar: para quê requalificar um jardim se depois ninguém lá põe os pés? É uma pergunta legítima, mas a resposta é ainda mais legítima – no estado em que aquilo está, ninguém se atreve a passar por lá, nem tampouco a sugerir uma visita a algum amigo ou conhecido.
Será que é assim tão difícil/oneroso devolver o brilho e a cor a um jardim que já maravilhou tantos em tempos antigos. Ou será que o destino a que algumas luminárias da nossa terra votaram a Fonte da Pinta é aquele que aguarda este jardim?


Nota: As fotos que aqui estão foram tiradas durante o mês de Março de 2010.