quarta-feira, 24 de março de 2010

Sismo na Sertã: Mais do que alarmar, é preciso prevenir

O sismo de magnitude 3.5 na escala de Richter, sentido na Sertã e em várias localidades da zona Centro do país, na passada segunda-feira, veio uma vez mais lembrar-nos dos riscos a que todos estamos expostos. Apesar da pouca intensidade do sismo, esta é uma boa altura para acordar consciências no país e na região.
É sabido que no distrito de Castelo Branco existem algumas falhas sísmicas, a maioria das quais encontra-se inactiva, pelo que a região tem sido poupada a este tipo de ocorrências. No entanto, convém lembrar que existem falhas activas nos distritos de Santarém (Falha do Vale Inferior do Tejo) e de Leiria (Falha da Nazaré), que não estão muito longe de nós. Por exemplo, o epicentro do sismo, da passada segunda-feira, foi localizado a cerca de 8 quilómetros a nordeste de Mação, concelho que faz fronteira com a Sertã.

Aqui ficam algumas medidas a tomar durante a ocorrência de um sismo:

- Normalmente é melhor não tentar sair de casa a fim de evitar o risco de ser atingido, na fuga, pela queda de objectos.
- Permaneça calmo e preste atenção ao estuque, tijolos, prateleiras ou outras estruturas ou objectos que possam cair.
- Afaste-se de janelas, vidros, varandas ou chaminés.
- Abrigue-se rapidamente num local seguro, por exemplo, no vão de uma porta interior firmemente alicerçada, debaixo de uma mesa pesada ou de uma secretária; se não existir mobiliário sólido, encoste-se a uma parede interior ou a um canto e proteja a cabeça e o pescoço.
- Se estiver num edifício alto, não procure sair imediatamente pois as escadas podem estar cheias de pessoas em pânico e/ou haver troços de escada que ruíram;
- Não utilize o elevador pois a electricidade pode faltar e provocar a sua paragem;
- Se estiver num local amplo com muitas pessoas ou numa sala de espectáculos não se dirija para a saída pois muitas outras pessoas podem ter tido essa ideia.
- Se tiver que abandonar o edifício faça-o cuidadosamente prestando atenção à possível queda de objectos. Procure com serenidade refúgio numa área aberta, longe dos edifícios, sobretudo dos velhos, altos ou isolados que possam ruir a uma distância de, pelo menos, metade da sua altura.
- Afaste-se de torres, postes, candeeiros de iluminação pública, cabos de electricidade ou de estruturas que possam desabar, como muros ou taludes; não corra nem vagueie pelas ruas. Se for a conduzir um automóvel, pare no lugar mais seguro possível, de preferência numa área aberta, afastada de edifícios, muros, taludes, torres ou postes.
- Não pare nem vá para pontes, viadutos ou passagens subterrâneas.
- Permaneça dentro da viatura até que o sismo termine.