quarta-feira, 10 de março de 2010

Paróquia da Sertã assinala Cerimónias da Semana Santa

A Paróquia da Sertã vai levar a feito, uma vez mais, as tradicionais Cerimónias da Semana Santa, que anualmente atraem diversas centenas de pessoas à vila sertaginense.
As cerimónias têm início com o Domingo de Passos, no dia 21 de Março: às 11h30m terá lugar a celebração comunitária da Santa Unção e às 15 horas avança a celebração dos Passos do Senhor.
Uma semana depois, no dia 28 de Março, começa a Semana Santa, propriamente dita, com o Domingo de Ramos. O programa prevê para as 11h30m a Bênção dos Ramos, na Igreja da Misericórdia, seguindo-se a procissão e eucaristia, com a leitura da Paixão, e para as 16 horas o visionamento do filme «Jesus Cristo», na Casa da Cultura da Sertã.
No dia 1 de Abril (Quinta-feira Santa), as celebrações iniciam-se pelas 10 horas com a Missa Crismal, onde serão benzidos os Santos Óleos, na Sé de Portalegre. O programa continua com a Procissão e Adoração do Santíssimo (16h), Eucaristia da Ceia do Senhor e Lava-pés (17h30m), Ofício de Leituras (21h) e Procissão do Senhor dos Aflitos (21h30m). O dia seguinte (Sexta-feira Santa) assume-se como um dos momentos altos das cerimónias. O início está marcado para as 10 horas, com a celebração do Sacramento da Reconciliação, seguindo-se às 15 horas a celebração da Paixão do Senhor, Adoração da Cruz e Comunhão. Às 21 horas, avança o Ofício das Leituras e meia-hora depois tem lugar a Procissão do Enterro do Senhor.
No Sábado Santo, as celebrações resumem-se à Vigília Pascal e Ressurreição do Senhor (22h).
Para o Domingo de Páscoa (4 de Abril), está marcada a Eucaristia, com baptismos (10h), e a Solene Procissão Eucarística e Eucaristia da Ressurreição do Senhor (11h).
Aqui fica o convite a todos os sertaginenses, e não só, para marcarem presença nas Cerimónias da Semana Santa.