quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Turismo na Sertã: que futuro?

O fomento do potencial turístico do concelho da Sertã continua por fazer. A ausência de um verdadeiro roteiro turístico, que pudesse servir de guia a todos quantos querem descobrir as potencialidades do nosso concelho, a que se soma a crescente degradação de muitos dos locais de interesse a incluir nesse roteiro, deveriam ser motivo de preocupação de todos, sobretudo por estarmos a falar de um sector com um elevado nível de rentabilidade para a Sertã.
A recente notícia de que o Posto de Turismo poderá ficar instalado na escola da Carvalha (que deverá receber também a sede da junta de freguesia) merece o nosso aplauso, isto porque o edifício está extremamente bem localizado e é um ponto de passagem para muitas das pessoas que nos visitam e também para todos os sertaginenses (um público-alvo sempre esquecido nestas coisas).
Já a ideia da junta de freguesia da Sertã em produzir um roteiro turístico da freguesia é louvável, mas talvez fosse mais eficiente a elaboração de um roteiro de todo o concelho, até para que quem visitasse a vila ficasse consciente de que existe um mundo de descobertas à sua frente nas outras povoações do município. Mas é claro que aqui a iniciativa teria que partir da Câmara da Sertã [o programa eleitoral apresentado por José Nunes, nas últimas eleições, anunciava aliás a intenção de “criar um programa integrado de dinamização e promoção turística do concelho da Sertã”] e não da junta que se limita a fazer o seu trabalho de promoção da freguesia.