sexta-feira, 20 de março de 2009

Sertã tinha 531 desempregados em Janeiro deste ano


O concelho de Oleiros andou nas páginas dos jornais, nacionais e regionais, durante esta semana, isto porque registou, no passado mês de Janeiro, a mais baixa taxa de desemprego a nível nacional. Como somos pessoas curiosas, tentamos perceber onde é que o concelho da Sertã se posicionava neste ranking.
As mesmas estatísticas do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) que colocaram o município oleirense no topo da tabela, deram-nos a resposta. A Sertã possui actualmente (dados de Janeiro de 2009) 531 desempregados (Oleiros tem 70), sendo que destes, 191 são homens e 340 mulheres.
Um dado curioso que ressalta dos números do nosso concelho é o facto da maioria dos desempregados (422) estarem há menos de um ano nesta situação – pelo menos a julgar pelas inscrições efectuadas no Centro de Emprego.
No entanto, é preciso ter em atenção que dos 531 desempregados, 217 têm mais de 35 anos e menos de 54 anos, uma situação que não deixa de ser preocupante. Além disso, é de realçar que 129 dos 531 desempregados têm menos de 25 anos de idade.
Olhando para os níveis de escolaridade é possível concluir que a Sertã tem no desemprego 43 licenciados, 120 indivíduos com o nível secundário, 143 com o 3.º ciclo do ensino básico e por aí adiante.
A acreditar nos dados do Centro de Emprego, não será fácil para muitos dos actuais desempregados abandonarem esta situação, até porque, durante todo o mês de Janeiro, foram apenas colocadas sete pessoas no concelho da Sertã.