terça-feira, 3 de março de 2009

Acontecimentos marcantes: Telégrafo na Sertã


O calendário marcava o dia 1 de Dezembro de 1877 quando, na Sertã, foi inaugurado o serviço de telégrafo. A data foi assinalada com grande pompa e circunstância na vila.
A importância deste meio de comunicação foi por todos reconhecida e a sua entrada em funcionamento aproximou a Sertã das localidades vizinhas e do resto do país.
Quanto às origens do telégrafo, recorremos à Infopédia para ficar a saber um pouco mais: “No século XVIII Claude Chappe em França e George Murray em Inglaterra inventaram os primeiros telégrafos modernos de sinalização visual que permitiam comunicar a distâncias longas com o auxílio de telescópios. Em 1819, Hans Christian Ørsted descobriu que a corrente eléctrica podia mover uma agulha. Na Grã-Bretanha chegou a ser usado, em 1837, um aparelho telegráfico com base neste sistema, o telégrafo de Cooke e Wheatstone de cinco agulhas: as agulhas apontavam para um painel com letras e números, indicando-os. Contudo, o telégrafo que mais se notabilizou foi o de Samuel Morse (1791-1872) e Alfred Vail (em 1835). Este telégrafo era formado por um aparelho emissor e um outro receptor e permitia comunicar através de uma única tecla que, quando premida, fechava um circuito eléctrico emitindo um sinal marcado numa tira e papel, um sinal sonoro ou luminoso. Para este tipo de comunicação Morse teve de criar um código (o código Morse) que traduzia sob a forma de pontos e traços o alfabeto inteiro, a pontuação e os algarismos”.