terça-feira, 17 de março de 2009

As palavras de José Paulo Farinha...


O presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Paulo Farinha, concedeu recentemente uma entrevista – bem interessante – ao jornal «Expresso do Pinhal». Apesar de alguns temas mais polémicos não terem merecido um aprofundamento maior, foi possível perceber um pouco do pensamento político do autarca e da estratégia a seguir no futuro.
Não querendo analisar a fundo as palavras de José Paulo Farinha, deixo aqui algumas das suas impressões sobre temas que interessam a todos nós:
Obras mais importantes do mandato: O edil sublinhou que “qualquer obra é significativa”, mas deu destaque ao Jardim de Infância da Sertã, Centro Escolar de Cernache do Bonjardim, requalificação da Casa Túlio Vitorino e da Casa dos Magistrados, requalificação de Pedrógão Pequeno, no âmbito do programa Aldeias de Xisto, quartel dos Bombeiros Voluntários da Sertã e piscina coberta municipal.
Piscina municipal: “Praticamente concluída. Neste momento, ultimam-se os arranjos exteriores e alguns pequenos acabamentos interiores”.
Centro Educativo de Cernache: “Se tudo correr como esperamos, o próximo ano lectivo já ali se iniciará”.
Terminal Rodoviário da Sertã: José Paulo Farinha disse que este espaço vai ser alvo de “uma remodelação profunda, em especial, na área utilizada pelos seus utentes”.
Fonte da Pinta: “É nossa intenção repor esse lugar do nosso imaginário tal e qual o conhecemos”.
Expansão das zonas industriais: “Logo que se conjuguem determinadas condições”.
Cooperação com outros concelhos e desenvolvimento da região: “Enquanto o Interior continuar a ser uma região de feudos, desprezando a ideia de constituição de uma verdadeira região, fazendo de cada micro-território um castelo, dando primazia ao interesse individual em detrimento do colectivo, enquanto não houver imaginação e vontade política para inverter algumas situações, a situação degradar-se-á e as oportunidades perdidas não se repetem”.
Futuro do concelho da Sertã: “Vejo-o com optimismo, em contraste com alguns Velhos do Restelo. A nossa região, e o nosso concelho, têm algumas potencialidades para explorar, assim o queira ou entenda o Governo”. “Enquanto não me apresentarem outras alternativas, estou convicto que a estratégia de desenvolvimento deverá centrar-se em torno de dois clusters regionais inter-relacionados – floresta e micro e pequenas empresas de base tecnológica”.
EN238: “Continuo a confiar na resolução deste projecto, afirmando que a curto-prazo vamos ter uma via que contribuirá para dar um novo fôlego de desenvolvimento, não só a esta região mas a todo o território que lhe é limítrofe”.
Perda de população no concelho: “Embora reconhecendo que o futuro seja cada vez mais incerto e que inverter a tendência de despovoamento de um concelho seja um trabalho continuado, de longo fôlego, estou convicto que esta hipótese [perda de população] não se verificará”.
Turismo: “Continuo a pensar que, através de acções individualizadas, nenhum dos concelhos da Zona do Pinhal conseguirá ter expressão neste domínio”.
As palavras do presidente da Câmara da Sertã aqui ficam para memória futura e para iniciarmos um debate com o qual o concelho terá muito a ganhar.