quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Assembleia Municipal de Jovens na Sertã


Aproximar os jovens da política. Este parece ser o grande objectivo da Assembleia Municipal de Jovens, que o concelho da Sertã poderá receber já no próximo mês de Dezembro.
Segundo o semanário «Gazeta do Interior», a ideia partiu de Carlos Miranda, do PS, que propôs a realização desta assembleia, no dia 22 de Dezembro. A iniciativa destina-se aos alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã, Instituto Vaz Serra, Escola Tecnológica da Sertã e estudantes universitários saídos dos estabelecimentos de ensino atrás referidos. O mesmo jornal adianta que cada um dos estabelecimentos seleccionará um grupo de seis alunos.
A proposta foi já aprovada pela Assembleia Municipal da Sertã, faltando saber se irá mesmo para a frente.
No seu conjunto, a ideia é muito meritória e tem o condão de colocar os jovens a falar dos seus problemas e, sobretudo, a debater as visões que cada um tem do seu concelho.
Sempre defendi que é importante dar voz aos jovens (e menos jovens) sobre os problemas que afectam a nossa região. Ficar à espera que sejam os políticos a resolver os problemas é utópico e, por vezes, perigoso – as visões partidárias tendem a deturpar a objectividade de cada um deles.
Só espero que estas assembleias possam estender-se a outras faixas da população.