quarta-feira, 9 de julho de 2008

Povoações: Casal Novo (Pedrógão Pequeno)

Iniciamos hoje uma nova secção dedicada às povoações do concelho da Sertã. Com uma periodicidade regular, tentaremos colocar aqui pequenos textos descritivos sobre cada uma delas

Pouco antes de chegar ao Vale da Froca, pela estrada nacional (Sertã-Pedrógão pequeno) é preciso ‘cortar’ à direita para atingirmos o nosso destino: a povoação de Casal Novo. Estamos na freguesia de Pedrógão Pequeno, a pouco mais de cinco quilómetros do centro desta vila histórica.
Um pequeno aglomerado de casas dá-nos as boas-vindas. Sabemos logo ali que estamos junto ao largo onde no mês de Maio se realizam os tradicionais festejos em honra de Nossa Senhora de Fátima, santa venerada por estas paragens. Não há capela, apenas um pequeno altar (‘alminhas’) a assinalar o lugar do culto.
Mais abaixo, o lavadouro da povoação é a obra mais vistosa. Inaugurado em 1989, ainda hoje há quem dele se sirva, apesar das máquinas de lavar roupa terem dado descanso a quem por ali passava horas a fio.
No Casal Novo, restam pouco mais de 30 pessoas (em 1911, eram 80), apesar deste número ter tendência a subir nos próximos tempos, segundo alguns locais, isto porque existem várias pessoas com vontade de voltar. A maioria dos habitantes vive essencialmente da agricultura e das pequenas reformas (os mais velhos) que o Estado envia todos os meses. Há também os que, não querendo deixar a sua terra, foram procurar emprego à Sertã ou a Pedrógão Pequeno.
Actualmente, pouco se sabe sobre o passado deste lugar. Segundo o livro «A Sertã e o seu Concelho», ele já existia em 1758, altura em que contava apenas três fogos. Ao longo dos anos, o número de fogos foi aumentando, chegando aos 27 em 1913.