sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Feriado municipal pode ser alterado de 24 para 25 de Junho


O vereador social-democrata Joaquim Patrício lançou a ideia, num artigo publicado no jornal «A Comarca da Sertã», e o executivo camarário já deu ‘luz verde’ à iniciativa: mudar a data em que se assinala o feriado municipal de 24 para 25 de Junho.
A razão é simples e, na minha opinião, faz todo o sentido. É comummente aceite por muitos historiadores que D. Nuno Álvares Pereira nasceu a 25 de Junho de 1360 e não a 24 de Junho como é aventado. Sendo uma das maiores personalidades com berço no concelho e que à sua importância histórica se juntou agora a religiosa, por via da canonização, é chegada a altura da Sertã prestar-lhe a devida homenagem.
Joaquim Patrício, citado pela Rádio Condestável, notou que “a data do actual feriado municipal é um dos principais obstáculos à promoção da figura ímpar da Igreja e da história nacional”, acrescentando que “um número substancial dos nossos munícipes e a grande maioria dos portugueses está convencida que o concelho da Sertã celebra o seu feriado municipal em honra de São João”, isto porque “a data de 24 de Junho será sempre a data de São João e não a de São Nuno”.
Posto isto e como “12,66 por cento dos 308 municípios portugueses celebram o seu feriado municipal em honra de S. João no mesmo dia que o concelho da Sertã”, não existindo nenhum município português que celebre o seu feriado a 25 de Junho, o vereador avançou com a proposta de que, já a partir do próximo ano (altura em que se assinalam os 650 anos do nascimento do Santo Condestável), o feriado municipal seja comemorado no dia 25 de Junho.
A proposta foi apresentada a todos os vereadores do município, em reunião do Executivo, tendo sido votada favoravelmente (pena que este consenso não se estenda a outras matérias). Seguidamente, a proposta será levada a discussão na Assembleia Municipal.