quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Candidatos às eleições legislativas por Castelo Branco perfilam-se


José Sócrates (PS); Costa Neves (PSD); Luís Garra (CDU); Próspero dos Santos (CDS-PP) e José Serra dos Reis (Bloco de Esquerda). Estes são os cabeças-de-lista dos vários partidos, pelo distrito de Castelo Branco, nas eleições legislativas do próximo dia 27 de Setembro.
As escolhas das diversas forças partidárias foram sendo conhecidas ao longo dos últimos dias e todos se mostram muito confiantes na eleição. Entre candidatos óbvios e outros nem tanto, o distrito será chamado a pronunciar-se numas eleições, onde cada vez mais o seu carácter regional conta menos, a partir do dia seguinte à votação… ainda recentemente António Barreto defendia uma revisão constitucional muito séria nesta matéria (mas isso é outra conversa!!!).
O candidato socialista não é novidade para ninguém. José Sócrates, actual primeiro-ministro, arrisca muito da sua vida política nestas eleições, sabendo de antemão que será difícil repetir a maioria absoluta de há quatro anos.
A imagem do chefe do Executivo tem vindo a desgastar-se, sobretudo, nestes últimos dois anos e Sócrates sabe que terá de fazer uma campanha inteligente para não repetir o descalabro das eleições europeias.
Do lado do PSD, Costa Neves foi uma escolha pessoal da presidente Manuela Ferreira Leite. O antigo líder do PSD Açores, e candidato ao Governo regional daquele arquipélago, é uma escolha no mínimo estranha, mas que poderá marcar pontos, caso não cometa os erros que Morais Sarmento registou, aquando da campanha para as últimas eleições legislativas no distrito.
Ainda assim, é preciso não esquecer que Costa Neves foi há quatro anos cabeça-de-lista do PSD no distrito de Portalegre, não tendo sequer sido eleito (alcançou uns míseros 20 por cento na votação final).
Luís Garra é o candidato da CDU. Membro do comité central do PCP, este conhecido sindicalista repete as candidaturas à Assembleia da República de 1991 e 1999, nunca tendo sido eleito.
Próspero dos Santos candidata-se pelo CDS-PP. O actual presidente da Comissão Política Distrital do partido está esperançado na eleição de um deputado.
Já o Bloco de Esquerda optou por José Serra dos Reis, professor e membro da Assembleia Municipal da Covilhã. O bloquista é também candidato a presidente da Câmara daquela cidade nas próximas autárquicas.