segunda-feira, 23 de julho de 2007

Quartel finalmente inaugurado


A pompa e a circunstância não foram as mesmas de 1967, mas o novo quartel dos Bombeiros Voluntários da Sertã foi finalmente inaugurado, no passado dia 15 de Julho, pelo secretário de Estado da Protecção Civil, Ascenso Simões.
Depois de vários avanços e recuos, numa história que conheceu quatro executivos camarários e trocas de acusações entre os mais diversos responsáveis, o novo equipamento, que “oferece óptimas condições”, segundo o presidente da Câmara da Sertã, está, de uma vez por todas, com as portas abertas ao serviço.
Esta obra é talvez o exemplo maior de uma certa inércia que por vezes grassa na sociedade sertaginense e que assenta no protelar de obras importantes para o desenvolvimento do município. Como bem referiu o autarca José Paulo Farinha, “para que chegássemos até aqui, foi necessário contornar e derrotar alguns «Adamastores», superar «Velhos do Restelo» e encontrar pessoas de palavra e de carácter inalterável”.
Basta lembrar as assembleias municipais de há alguns anos, onde a troca de argumentos sobre quem devia pagar o quartel e sobre a sua operacionalidade foram o prato do dia, atrasando irremediavelmente uma obra que era reclamada por todos, especialmente pela corporação, há quase uma década. A falência de duas das empresas a quem foi concessionada, em momentos diferentes, a obra, também não foi grande ajuda.
Representando um investimento de 1,3 milhões de euros e ocupando uma área bastante ampla no Cimo da Vila, junto ao Nó do IC8, a nova estrutura mereceu o aplauso de toda a população. O líder da direcção dos bombeiros congratulou-se com a obra, mas lamentou-se pelo cofre vazio.
O secretário de Estado aproveitou a visita para apresentar os planos do Governo para esta área e deixar algumas novidades, relativamente ao novo regime jurídico dos bombeiros. Falou também da necessidade de “valorizar mais a componente operacional” e de acabar com a mais do que provável “promiscuidade ou interesses entre a sociedade civil e o Estado”. A terminar um lamento. Porque será que os antigos bombeiros voluntários desta corporação não foram convidados para a festa de inauguração. A tristeza e o lamento fizeram-se ouvir nos dias seguintes à cerimónia. “Foi uma falta de respeito”, disse um dos antigos soldados da paz. A este propósito, lembro a atitude do Sertanense Futebol Clube, aquando da inauguração do relvado do Campo de Jogos Dr. Marques dos Santos. Convidou antigos presidentes, directores e alguns jogadores para a festa que se queria de todos.