segunda-feira, 9 de junho de 2014

Julho é mês do Festival de Gastronomia do Maranho



O Festival de Gastronomia do Maranho vai decorrer entre os próximos dias 11 e 13 de Julho. Organizado pela Câmara Municipal da Sertã, este certame conta com um extenso leque de actividades, desde concertos musicais a demonstrações ao vivo e workshops de tradições.
O programa deste ano arranca às 18h30m do dia 11 de Julho (sexta-feira), com a actuação do Grupo de Tambores de Casal da Madalena, a que se seguirá a sessão solene de inauguração do Festival de Gastronomia. O resto do dia contará com concertos das filarmónicas locais e da banda Sem Filtro.
No sábado, dia 12, terá lugar, a partir das 10 horas, o início da Maratona de Leitura (24 Horas a Ler), com a presença do escritor Francisco José Viegas. À mesma hora, começa a mega aula de Zumba. Da parte da tarde, têm lugar os workshops de tradições e as demonstrações ao vivo do ciclo do linho, lagar de vara e produção de medronho. À noite, avançam os espectáculos das duas tunas convidadas, da fadista Mafalda Arnauth e do grupo sertaginense Rockabyllio.
Para o último dia, está previsto um encontro de ranchos (15h) e os concertos da Big Band FUS e dos Popxula.
Ao longo dos três dias do evento, quem se deslocar à Alameda da Carvalha, na Sertã, poderá apreciar o tradicional Maranho, petiscar nas tasquinhas ou tão-somente tomar contacto com o artesanato e tradições do concelho. Este ano a confraria do Leitão da Bairrada associa-se também a este certame.