terça-feira, 15 de outubro de 2013

«História da Sertã» em livro e filme



O livro «História da Sertã» será apresentado no próximo dia 20 de Outubro, no âmbito das comemorações dos 500 anos dos forais manuelinos da Sertã e de Pedrógão Pequeno (ver programa noutro post). Trata-se de uma obra que, ao longo de 656 páginas, faz um levantamento histórico do concelho, avaliando a sua evolução rumo à modernidade.
No livro, da autoria de Rui Lopes e editado pela Câmara Municipal da Sertã, são sintetizados os aspectos mais relevantes que marcaram o percurso evolutivo do concelho, desde as primeiras civilizações que povoaram o território até à actualidade.
A publicação assume uma abordagem distinta relativamente às monografias tradicionais, pois explana com profundidade as diferentes dimensões que marcaram a vida do município: social, política, religiosa, cultural, etnográfica e desportiva.

As figuras mais relevantes do concelho serão também alvo de destaque, com biografias das personalidades que contribuíram decisivamente para a história da Sertã e do próprio país, designadamente Nuno Álvares Pereira, P.e Manuel Antunes, David de Melo Lopes, Gonçalo Rodrigues Caldeira, António Santos Valente, Abílio Marçal, Lopo Barriga, entre muitos outros. 
Além do livro será apresentado, no mesmo dia, um filme-documentário, com duração de 20 minutos (ver trailer acima), que trará uma nova abordagem e interpretação da história da Sertã dos últimos dois séculos. No filme serão exibidas imagens e vídeos inéditos sobre o concelho, depositados em arquivos como o da Cinemateca Portuguesa (ANIM) e da RTP, bem como em diversos fundos particulares.