quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Conjunto de iniciativas assinala 500 anos dos forais da Sertã e de Pedrógão Pequeno



Os forais manuelinos da Sertã e de Pedrógão Pequeno foram concedidos pelo rei D. Manuel I faz, no próximo dia 20 de Outubro, 500 anos. No seguimento do programa que vem decorrendo ao longo deste ano, a Câmara da Sertã guardou para este fim-de-semana o ponto alto das comemorações.
Assim, no dia 19 de Setembro (sábado), Pedrógão Pequeno será o centro de diversas iniciativas, que decorrerão durante a tarde. Pelas 16h30m terá lugar o descerramento de uma placa alusiva à data que se comemora. Meia hora depois avança a sessão comemorativa dos 500 anos do foral de Pedrógão Pequeno e às 17h45m é apresentado o livro «O Foral Manuelino de Pedrógão Pequeno», de Marta Martins. Segue-se uma encenação da assinatura do foral e um concerto da Filarmónica Aurora Pedroguense. A encerrar os festejos, tem lugar um espectáculo de fogo executado pelos Saltimbancos de Ceira, que garantirão também a animação das ruas durante o dia.
No domingo, dia 20 de Outubro, será a Sertã a receber as comemorações, com início marcado para as 15h no edifício dos Paços do Concelho da Sertã, onde decorrerá o descerramento de uma placa comemorativa dos 500 anos do foral.
A partir das 16h, será a capela do Convento de Santo António a receber este evento. Primeiro terá lugar uma palestra alusiva ao foral da Sertã, com o prof. Doutor João Paulo Oliveira e Costa, e depois será efectuado o reconhecimento público a diversas áreas da sociedade civil. Segue-se um concerto da Orquestra do Foral. Para terminar o dia de comemorações terá lugar a apresentação do livro «História da Sertã», de Rui Lopes, e a projecção de um filme histórico sobre a Sertã.