sexta-feira, 29 de junho de 2012

Maranho e Bucho em destaque no Festival de Gastronomia

O Festival de Gastronomia Maranho e Bucho vai ter lugar entre os próximos dias 6 e 8 de Julho, na Alameda da Carvalha (Sertã). Na segunda edição deste certame, os pratos típicos da região voltam a estar em destaque, assim como as actividades tradicionais do concelho.
O evento terá início no dia 6 de Julho, com uma actuação do Grupo de Tambores de Casal da Madalena, seguindo-se a sessão solene de abertura deste festival. Pelas 19 horas realiza-se uma demonstração de confecção de maranho e meia hora depois as filarmónicas União Sertaginense e Aurora Pedroguense fazem uma arruada pelas ruas da vila. A noite será preenchida por um encontro de folclore, com os ranchos de Cernache do Bonjardim, Pedrógão Pequeno e do Clube Bonjardim, e pelo concerto de Augusto Canário.
No sábado (7 de Julho), o workshop «A Importância Económica da Gastronomia», a realizar na Casa da Cultura da Sertã, preencherá a parte da manhã, ficando a tarde reservada para uma representação das tradições do concelho, com confecção de medronho em alambique tradicional, confecção de pão em forno de lenha e com o ciclo do linho. Pela noite dentro actuam a Banda Cosmos (21h), a cantora Anabela (22h) e os Popxula (23h30m).
O último dia do certame abre com um Torneio de Sueca Inter-Associações (9h), a que se segue (16h) um encontro de concertinas, com o Grupo de Animação Seca Adegas, Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim, Amigos da Concertina de Proença-a-Nova e o duo José Cláudio & Catarina Brilha. Para a noite está agendada a prestação dos Sem Filtro (20h30m) e da Banda 4Ever (22h).
Além de diversos espaços de restauração, marcarão presença neste certame duas confrarias convidadas: Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada e Confraria Gastronómica de Almeirim.