sexta-feira, 15 de junho de 2012

Freguesias extintas até 28 de Agosto

O Governo decretou que as assembleias municipais terão, até ao dia 28 de Agosto, de comunicar à Assembleia da República que freguesias pretendem extinguir ou fundir no seu concelho. No caso da Assembleia Municipal da Sertã, campeia o silêncio sobre o tema, o que infelizmente nunca é bom augúrio.
Já aqui escrevemos anteriormente que o processo de extinção e agregação de freguesias tem sido conduzido pelo Governo de forma titubeante e ao sabor de conveniências político-partidárias. Todavia, louve-se a coragem do Executivo de coligação PSD-CDS/PP por levar a reforma por diante, o que aliás o PS nunca soube fazer, apesar de agora se colocar em bicos de pés, vociferando contra os critérios definidos para este processo.
Mas olhemos para o que se tem passado no concelho da Sertã. Aquando do primeiro documento do Governo sobre a matéria (Documento Verde) ficámos a saber que poderiam ser extintas até seis freguesias no concelho: Carvalhal, Ermida, Figueiredo, Marmeleiro, Nesperal e Palhais. Todavia, o Executivo reviu os critérios e foi mais ‘simpático’ com este e outros municípios do Interior. No máximo, a Sertã poderá perder, segundo as novas regras, três freguesias.
Entre avanços e recuos, esperava-se um maior debate sobre esta questão na Assembleia Municipal da Sertã e na própria opinião pública. Além de alguns artigos publicados na imprensa escrita local a discorrer sobre a matéria e de discussões algo inócuas na Assembleia Municipal, o que fica de todo este período é um enorme vazio e a sensação de que se perdeu uma oportunidade única para repensar o território sertaginense, adaptando-o àquilo que são hoje as suas condicionantes demográficas e económicas. É preciso não esquecer que muitas das freguesias do concelho foram criadas por motivos puramente religiosos e não por questões de ordenamento do território ou de satisfação das necessidades básicas dos seus habitantes.
Posto isto, resta esperar para perceber que freguesias entende a Assembleia Municipal da Sertã devem ser extintas no concelho. Não será tarefa fácil mas quem ocupa este tipo de cargos deve ter a noção da responsabilidade que lhe pesa nos ombros.