quinta-feira, 26 de abril de 2012

Escola da Carvalha: que destino?

O edifício que o Conde Ferreira pagou e a que deu nome é hoje um dos mais cobiçados na vila da Sertã, apesar de durante vários anos ter estado remetido ao quase abandono, entrecortado por ocupações periódicas de associações culturais ou desportivas. O tal edifício passou à história com a simpática designação de ‘escola da Carvalha’, mas actualmente o destino que lhe querem dar é bem diferente daquele que teve durante mais de um século.
Por um lado, a Junta de Freguesia da Sertã, que nunca escondeu a sua afeição ao edifício (é o seu legítimo proprietário, apesar de pouco ter feito por ele ao longo de décadas), sempre desejou para ali passar os seus serviços que, até hoje, têm estado instalados num edifício, na Rua Serpa Pinto, com pouco mais de duas décadas de vida. Por outro lado, a solução que alguns equacionavam passava por transformar o imóvel em posto de turismo e, como complemento, local de venda de produtos regionais do concelho.
A segunda opção parece ser a mais razoável (até pela localização da antiga escola no centro da vila e junto de alguns dos locais com maior ‘potencial’ turístico), todavia a solução de compromisso que parece existir neste momento (corrijam-me se estiver errado), é de o edifício congregar estas duas opções: edifício-sede da junta de freguesia e posto de turismo do concelho.
Não sei se esta é a opção mais válida e que melhor serve o nosso concelho, o que sei é que esta vontade de agradar a todos pode ter o resultado oposto. Esperamos sinceramente que não!