domingo, 14 de agosto de 2011

Volta a Portugal na Sertã: Uma jornada de promoção ao concelho

Quando a Sertã recebeu, pela primeira vez, uma chegada da Volta a Portugal, a 19 de Agosto de 1976, o jornalista do jornal «Record» escrevia: “Ruas completamente lotadas. Arcos coloridos e alegóricos no enfeite das mesmas. Uma recepção impecável, em todos os aspectos de organização”. Passados 35 anos, as palavras do cronista desportivo continuam actuais, tal foi a emoção e alegria que se viveu pelas zonas do concelho que assistiram aos últimos quilómetros da nona etapa da Volta a Portugal. O norte-americano Jacob Rathe (Chipotle - Development Team) foi o vencedor da tirada, que confirmou Ricardo Mestre (Tavira Prio) como o mais que provável vencedor da edição 2011 desta prova velocipédica.

A festa na vila da Sertã começou ainda antes de os ciclistas cruzarem a meta instalada na Rua de Proença-a-Nova. Pelas 14 horas, a RTP dedicou o programa «Há Volta» ao concelho, fazendo desfilar, durante quase duas horas, o que de melhor tem a Sertã. As colectividades estiveram em destaque, o mesmo sucedendo com a gastronomia, usos e costumes do nosso município. Referência também para a actuação dos músicos sertaginenses Miguel Calhaz e Marco Figueiredo, da Filarmónica União Sertaginense, dos dois ranchos da vila de Cernache do Bonjardim ou do Grupo Coral do Sertanense. Uma verdadeira jornada de promoção do concelho que ficará na memória de todos e que dignificou a Sertã.

Quanto à etapa, propriamente dita, Jacob Rathe foi o primeiro a cortar a linha de chegada, seguido do espanhol Diego Milan (Caja Rural), do italiano Davide Ricci (Farnese Vini), do espanhol Raul Alarcon (Barbot-Efapel) e do italiano Matteo Rabottini (Farnese Vini).

A culminar a festa, o antigo ciclista Marco Chagas foi homenageado. Recorde-se que foi na Sertã, mais precisamente na etapa de 1976, que Marco Chagas conquistou a primeira vitória da sua carreira.