quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Os eternos problemas na EN238



A Estrada Nacional 238 é uma das vias estruturantes do concelho da Sertã, permitindo a circulação de pessoas e mercadorias e a ligação do município aos seus vizinhos de Oleiros e Ferreira do Zêzere, entre outros. Tão importante via não tem, contudo, merecido a atenção devida, ao longo das últimas décadas, por parte do poder central e até do municipal.
Seria fastidioso enumerar os diferentes episódios que têm envolvido esta estrada nos anos mais recentes, entre promessas de requalificação a novos traçados, passando por ideias pouco mais do que ilusórias que não conseguem convencer nem o mais fiel crente. É preciso também não esquecer algumas más decisões do passado, que redundaram no vazio quase completo de iniciativas no que à EN 238 diz respeito.
Todos parecem estar de acordo que o desenho desta via não é actualmente o mais adequado: curvas em demasia, piso irregular, fraca visibilidade para quem circula ou zonas de desnível acentuado.

O troço da EN 238 compreendido entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere é o que tem provocado maiores dores de cabeça e agora até está cortado ao trânsito devido ao desabamento de uma barreira, na zona do Vale da Ursa, que atirou para a via toneladas de terra e pedras. O corte dura já desde quinta-feira e não há ainda previsões de quando possa terminar.

Perante tudo isto, seria conveniente pugnar cada vez mais afirmativamente (saúde-se aqui a acção da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim nos alertas que tem efectuado) por uma solução que vá de encontro aos interesses da população e dos automobilistas que diariamente atravessam esta via. O silêncio não é grande arma e é nestas alturas – em que a comunicação social dá destaque a esta via – que a sensibilização deveria ser mais efectiva. É que já na década de 1960 se escrevia: “A EN 238 precisa de obras urgentes, que regularizem o traçado e facilitem a circulação dos automobilistas”.