quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Memórias: Capela da Misericórdia da Sertã


As nossas memórias de hoje evocam o passado da capela da Misericórdia da Sertã, um dos templos religiosos mais antigos do concelho e que recentemente sofreu profundas obras de restauro e conservação. A sua data de construção é desconhecida mas sabe-se que já existia antes de 1543, pois neste ano o Grão-Prior do Crato autorizou que ali se erigisse um novo altar.
A capela esteve inicialmente sob os auspícios da Confraria de São João da Sertã, passando depois (1547) para o controlo da Santa Casa da Misericórdia.
Manso de Lima referia-se assim a este templo em 1730: “A capella mór é mui aceada com sua tribuna dourada, o tecto apainelado de brutesco dourado e toda ella de azulejo de figuras com a vida de Nossa Senhora”.
Este templo, de uma só nave, possui dois altares laterais (Senhor dos Passos e Senhor dos Aflitos), duas sacristias, coro-alto em madeira, suportado por duas colunas em ardósia, e arco triunfal de volta perfeita. No tecto surge pintado o brasão da Misericórdia, além de outros motivos decorativos.
Aqui está sepultado o insigne Vicente Caldeira (alcaide-mor da vila da Sertã e provedor da Misericórdia durante vários anos no século XVI) e sua mulher Isabel de Alcobia.
Foto: Olímpio Craveiro