terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Exposição dá a conhecer obra de Túlio Vitorino e do filho Tito



A 'monumental' História da Pintura Portuguesa fala de Túlio Vitorino como um “impressionista”, cuja “pintura se caracteriza por grandes manchas, com as quais [ele] resolve os problemas da luz e da cor, preferindo as policromias suaves aos contrastes fortes”. Já o especialista Diogo de Macedo dizia que Túlio era “hábil como todos os [pintores] portugueses e com grande domínio da técnica”.
Túlio Vitorino, que nasceu em Cernache do Bonjardim a 14 de Dezembro de 1896, é a figura central de uma exposição que a Câmara Municipal da Sertã tem patente no Atelier do artista, em Cernache, até ao próximo dia 30 de Abril de 2014.
Esta é já a segunda exposição, organizada pela autarquia, centrada numa das figuras maiores da cultura sertaginense, cuja produção artística foi bastante prolífica durante os anos e que teve nas paisagens e gentes do concelho da Sertã uma das suas principais fontes de inspiração.
O pintor cernachense expôs em diversos locais do país e até no estrangeiro, tendo conquistado diversos prémios com as suas obras.
Nesta exposição, estará também em destaque a obra do seu filho, Tito Vitorino. Nascido em Cernache do Bonjardim, Tito Vitorino soube seguir as pisadas do pai e deixar para a posteridade uma obra bastante interessante. Sobre ele escrevia-se no jornal A Comarca da Sertã, em 1988, ano da sua morte: “De abas largas, o chapéu de palha cobre-lhe os grisalhos cabelos. Seu rosto dita suaves sorrisos. O olhar atento arranca dum pasto ou casario, areal ou riacho, o motivo e a força para o ‘desabafo’ na tela”.
Aqui fica uma sugestão para ficar a conhecer melhor a obra destes dois pintores cernachenses.