segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Escolas do concelho conheceram posições nos rankings



O Ministério da Educação não é grande adepto dos rankings das escolas, que são divulgados anualmente pelos meios de comunicação, contudo acreditamos que eles continuam a funcionar como um precioso indicador de avaliação dos estabelecimentos de ensino portugueses.
Olhando para os rankings deste ano – como é habitual escolhemos os resultados divulgados pelo jornal Público – podemos notar que os resultados das escolas deste concelho foram bastante positivos, sobretudo no que diz respeito à Escola Secundária da Sertã.
Assim, e começando por analisar o ensino secundário, podemos observar que a Escola Secundária da Sertã alcançou um 96.º lugar entre os estabelecimentos onde se realizaram 50 ou mais provas (no total efectuaram-se 239 provas na Escola Secundária da Sertã, com uma média final de 10,15). Este é um dos melhores resultados da escola sertaginense, nos últimos anos, só suplantado pela média de 10,85 valores verificada em 2006.
O Instituto Vaz Serra posicionou-se no 215.º lugar, com uma média final de 9,4, num total de 67 provas realizadas. O comportamento da escola de Cernache do Bonjardim foi pior do que o verificado em 2012, altura em que se fixou no 98.º lugar, com uma média de 10,92 valores.
Se tivermos em atenção o ranking que agrupa todas as escolas do país com ensino secundário (ou seja, aquelas onde se efectuou mais do que um exame), constatamos que a Escola Secundária da Sertã classifica-se no 112.º lugar e o Instituto Vaz Serra cai para o 238.º lugar.
Já no ensino básico (9.º ano), os estabelecimentos de ensino concelhios não têm grandes motivos para festejar, apesar de terem melhorado o seu desempenho relativamente ao ano anterior.
O Instituto Vaz Serra obteve o 453.º lugar (média final de 2,60 valores para um total de 72 provas), quando em 2012 ficara na posição 496, enquanto a Escola Básica Padre António Lourenço Farinha subiu do 961.º lugar de 2012 para o 460.º lugar no ranking deste ano (média final de 2,59 valores para um total de 186 provas realizadas).
Aqui ficam os resultados, para posterior reflexão.