segunda-feira, 30 de setembro de 2013

José Farinha Nunes reeleito e com maioria reforçada na Câmara da Sertã



José Farinha Nunes foi reeleito para a presidência da Câmara Municipal da Sertã, durante o acto eleitoral que decorreu ontem. O candidato do PSD obteve 61,61% dos votos contra 24,98% do candidato do PS, Vítor Cavalheiro. Na Assembleia Municipal, os sociais-democratas também alcançaram a vitória, enquanto nas assembleias de freguesia a disputa foi mais equilibrada: o PSD conquistou seis juntas (uma delas em coligação com o CDS/PP) e o PS quatro.
Com uma abstenção de 36,48% no concelho da Sertã, as eleições autárquicas de ontem devolveram resultados contundentes para o PSD. Na Câmara Municipal, os sociais-democratas conquistaram mais um vereador do que há quatro anos (somam agora cinco vereadores), com os socialistas a registarem agora apenas dois. Outro dado interessante da noite eleitoral foi o reforço da votação no PSD, que depois dos 50,91% verificados em 2009, registou neste sufrágio 61,61%. O PS ficou-se pelos 24,98%, seguido do CDS/PP (4,10%), Movimento de Ideias (1,71%) e CDU (1,50%). 
Para a Assembleia Municipal, o cenário não foi muito diferente. O PSD venceu com 57,31% (elegeu 14 deputados), o PS conseguiu 27,61% (seis deputados), o CDS/PP 4,52% (1 deputado), o Movimento de Ideias 2,38% e a CDU 1,62%.
Já nas juntas de freguesia, o PSD conquistou isoladamente cinco freguesias (União das Freguesias de Cumeada/Marmeleiro, Cabeçudo, Troviscal, Sertã e União das Freguesias de Cernache/Nesperal/Palhais) e uma em coligação (União das Freguesias de Ermida/Figueiredo). Por seu lado, o PS venceu quatro juntas (Castelo, Pedrógão Pequeno, Carvalhal e Várzea dos Cavaleiros). Um dado curioso destas eleições prende-se com a presidência de duas juntas passar a ser assegurada por mulheres (Castelo e Várzea dos Cavaleiros), o que sucede pela primeira vez na história da democracia sertaginense.