sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Figuras de outros tempos: Olímpio Craveiro


Já aqui, várias vezes, reproduzimos as excelentes fotos que Olímpio Craveiro registou sobre a Sertã. Mas hoje vamos falar um pouco melhor deste homem a quem o concelho muito deve, sobretudo por ter perpetuado, nos seus ‘instantâneos’, as memórias da Sertã antiga.
Olímpio Craveiro nasceu na Sertã pouco antes do final do século XIX. Como muitos jovens da sua idade, foi recrutado para integrar o Corpo Expedicionário Português, que lutou em França durante a I Guerra Mundial (1914-1918). Conseguiu sobreviver ao conflito, guardando contudo alguns ferimentos de guerra que – dizem alguns – não hesitava em mostrar quando a isso era solicitado.
Terminada a guerra, permaneceu em Paris, onde trabalhou na embaixada portuguesa vários anos. Apaixonou-se e quando teve de regressar a Portugal deixou a mulher por quem nutria profundo amor (confidenciou anos mais tarde que ela o quis acompanhar mas que ele recusou, para a poupar às agruras do que era viver num país tão diferente e bastante pobre).
Quando chegou à Sertã, foi nomeado chefe de Conservação das Estradas.
Porém, a cultura era a sua grande paixão e a fotografia o seu principal hobby. Ainda jovem tivera a sua primeira máquina, com que registou algumas paisagens do concelho e também uma imagem que haveria de se tornar icónica – os antigos Paços do Concelho da Sertã.
Voltou a fotografar após o retorno à Sertã e aí dedicou-se de corpo e alma a esta arte. Fotografava tudo e sempre que sabia que alguma casa ou edifício estava para ir abaixo corria ao local para registar para a posteridade a memória do que lá existira.  
Nutria também grande admiração pelo teatro, sendo um dos grandes impulsionadores desta arte na vila da Sertã e integrando diversas companhias de amadores – ensaiou mesmo algumas delas.
Nos Bombeiros Voluntários da Sertã, Grémio Sertaginense e Filarmónica União Sertaginense fez parte dos corpos gerentes.  
Para recordação, aqui fica uma foto sua e também uma outra que retrata uma parte da serrada da alcaidaria, tendo ao fundo a avenida Gonçalo Rodrigues Caldeira.