sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Memórias: Rua da Misericórdia (zona envolvente)


Quantas e quantas vezes não descemos esta rua em pleno centro histórico da Sertã? Encolhida entre o pequeno casario e ornamentada pela igreja da Misericórdia (um tesouro que permanece escondido aos olhos de muitos), a rua foi palco de milhentas histórias e de muitas transformações.
Nesta foto de meados do século passado, o castelo (ou o que restava dele) olha-nos lá do alto, com uma atitude altiva, e a calçada afaga-nos o passo em direcção à rua do vale.
Memórias de um tempo que ainda hoje nos faz companhia, apesar de ser um local onde já poucos passam ou que entretanto esqueceram…

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Hospital em Pedrógão Pequeno a caminho da ruína


É triste o cenário que se nos apresenta no antigo hospital da misericórdia de Pedrógão Pequeno. Votado ao abandono, o edifício vai definhando até à ruína total.
Localizado bem próximo da capela de Santo António, a dois passos do centro da vila, que outrora foi sede de concelho, o hospital da Misericórdia necessita de obras urgentes, quanto mais não seja pelo perigo que o desabamento, da actual estrutura, representa para os moradores da zona ou até mesmo para quem passa junto dele.
No entanto, seria um contributo importante para a história da vila, a recuperação deste edifício, que em tempos recebeu todas as pessoas da freguesia e arredores, dado que nele se realizavam pequenas cirurgias e outras intervenções, tendo capacidade para cerca de 20 internamentos.
Segundo uma edição recente da «Comarca da Sertã», esta estrutura encerrou completamente no início da década de oitenta do século passado, numa altura em que o Dr. Raul Lima da Silva, que ali atendia os seus doentes, deixou de exercer medicina em Pedrógão Pequeno.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Memórias: Antiga ponte entre a Sertã e Ferreira do Zêzere


É uma paisagem única, aquela que se nos afigura sempre que atravessamos a ponte do Vale da Ursa, que liga os concelhos da Sertã e de Ferreira do Zêzere. O serpentear das águas que tocam os pés das margens desenham um quadro inesquecível.
No entanto, debaixo dessas águas que tanto nos fascinam está a antiga ponte que em tempos fez a ligação entre estes dois concelhos. A estrutura é totalmente distinta da que existe hoje mas, mesmo assim, aqui fica recordação de um belo exemplar de engenharia que ligou as nossas margens até meados do século passado.

Sertanense e Sernache na senda das vitórias

O Sertanense voltou ao terceiro lugar da classificação do campeonato Nacional da 3.ª Divisão, depois da vitória deste fim-de-semana, diante do Lousanense (2-1). O Vitória de Sernache, por seu lado, conseguiu o apuramento para as meias-finais da Taça de Honra de Castelo Branco, após o triunfo no terreno do Pedrógão de São Pedro (4-3).
A vitória da última semana para a Taça de Portugal deixou o moral em alta à equipa do Sertanense, que na deslocação à Lousã, realizou uma exibição o quanto baste para sair vencedora. Depois de uma primeira parte, em que o equilíbrio foi a nota dominante, a formação de Eduardo Húngaro chegaria ao golo ainda antes do intervalo, por intermédio de Vicente, a concluir uma excelente jogada de Bruno Xavier.
No segundo tempo, a turma sertaginense entrou melhor e logo aos 52 minutos, Hygor, com um remate de fora da área, aumentou a vantagem. O Lousanense acordou e partiu para a frente. Dois minutos volvidos (54’), a equipa da casa reduzia o marcador, numa grande penalidade convertida por Chirola.
Até ao final da partida, o conjunto da Sertã dominou as operações e não permitiu grandes veleidades à equipa da Lousã.
Em Pedrógão de São Pedro, o Vitória de Sernache ia comprometendo uma vitória que a meio da segunda parte parecia certa. Depois de ter chegado ao 4-1, a formação vitoriana desconcentrou-se e encaixou dois golos, o que poderia ter complicado a passagem às meias-finais da Taça de Honra.
No entanto, isso não sucedeu e Nuno Alves (com um hat-trick) e Fredy marcaram os golos que valeram a passagem à eliminatória seguinte.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Sertã e Proença recebem “Separar Vai Colar”


As vilas da Sertã e Proença-a-Nova recebem, a partir de hoje e até ao próximo Sábado, a campanha de sensibilização ambiental “Separar Vai Colar”, da Sociedade Ponto Verde (SPV), revela o jornal Diário XXI. A iniciativa decorre nas lojas Intermarché da Sertã e Ecomarché de Proença-a-Nova e pode valer prémios aos participantes.
Ao longo de três dias, uma equipa de monitores da SPV vai abordar os clientes e dar-lhes a conhecer a mecânica da iniciativa que tem como objectivo estimular a separação e deposição de embalagens usadas e simultaneamente demonstrar a eficácia do Sistema Ponto Verde, informa aquele jornal diário.
Os consumidores são desafiados a colocar as embalagens, identificados com autocolantes, nos locais próprios para serem reciclados e caso as embalagens sejam detectadas nos Centros de Triagem, o que significa que não foi quebrado o ciclo da reciclagem, “o separador será contactado e receberá um dos vários prémios à escolha: leitores de MP3, pens USB, relógios e ecopontos familiares”, anuncia a SPV, citada pelo Diário XXI.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Penafiel no caminho do Sertanense


A sorte não quis nada com o Sertanense no sorteio de hoje da quinta eliminatória da Taça de Portugal. O Penafiel será o adversário da equipa sertaginense, no próximo dia 20 de Janeiro de 2008.
A esperança de que saísse um dos grandes do nosso futebol era muita, no entanto, à medida que o sorteio avançou essa hipótese foi-se esfumando.
A equipa do Futebol Clube de Penafiel ocupa actualmente a penúltima posição da Liga de Honra (com os mesmos pontos do Portimonense) e é orientada pelo conhecido António Sousa (treinou várias épocas o Beira-Mar).
No plantel, as caras mais conhecidas são as do guarda-redes Palatsi (ex-Beira-Mar), do médio Bakero (passou pelo Braga, Marítimo e Leiria) e do ponta-de-lança Zequinha (Internacional português nas selecções mais jovens e ligado contratualmente ao FC Porto).
A lição do jogo da época passada ensinou-nos que quando acreditamos podemos chegar longe – que o diga o Varzim que suou até ao fim do prolongamento para eliminar o Sertanense -. Por isso, vamos acreditar que é possível chegar aos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

O calvário entre a Sertã e Ferreira do Zêzere


O estômago revolve-se sempre que entramos na maldita estrada, cheia de curvas que liga Ferreira do Zêzere à Sertã. A malfadada via, conhecida por EN 238, há anos que carece de obras, talvez até de um novo traçado mas, até ao momento, nada foi feito.
Ao longo dos anos várias promessas surgiram e a intervenção chegou a estar mesmo nos planos da antiga Junta Autónoma de Estradas (JAE), todavia a ideia foi abandonada por falta de verbas.
Recentemente, uma luz acendeu-se ao fundo do túnel, quando o Governo avançou com a possibilidade da construção de uma nova via que ligaria as cidades de Tomar e do Fundão, com passagem pela Sertã. Os contornos do projecto ainda não são totalmente conhecidos e o silêncio tem imperado em torno desta solução.
Para os que diariamente ou semanalmente têm de passar por este calvário, resta apenas uma hipótese: engolir em seco e apreciar a bela paisagem que surge diante dos nossos olhos. No entanto, já é tempo de fazer alguma coisa. O presidente da Câmara da Sertã tem-se multiplicado em vários contactos, mas o peso da interioridade do nosso concelho e também de Ferreira do Zêzere estão a emperrar todo o processo.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

SERTANENSE voa para a quinta eliminatória


O Sertanense Futebol Clube voltou a repetir a proeza da época passada, chegando novamente à quinta eliminatória da Taça de Portugal, após eliminar o Portimonense, da Liga de Honra. A vitória chegou no prolongamento, depois de um jogo muito disputado entre as duas equipas.
A equipa da Sertã é a única das formações que milita na 3.ª Divisão que ainda se mantém em prova. A vitória de ontem foi notícia na maioria dos jornais desportivos e generalistas de hoje, o que evidencia bem a grandeza do feito do conjunto sertaginense. O jornal Record dedicou mesmo a medalha de Bronze ao Sertanense, na sequência do triunfo diante da equipa de Portimão.
O jogo começou com o sinal mais a pertencer ao Portimonense, que desperdiçou algumas boas oportunidades de golo, durante a primeira parte. A superioridade algarvia acabaria por materializar-se em golo, através do pénalti convertido por Tarantini no dealbar do primeiro tempo.
No reatamento, tudo foi diferente e logo aos 54 minutos Marco Farinha ofereceu um “chapéu” a Mário Felgueiras, guardião do Portimonense, e igualou a partida.
O Portimonense tentou reagir, mas uma grande equipa do Sertanense não cedeu e levou o jogo para prolongamento. Quando todos já esperavam pelos pénaltis, Milford decidiu a eliminatória, com mais um golo de chapéu. A vitória estava consumada e a passagem à quinta eliminatória também.
Os heróis da partida foram: Leo Flores, Zâmbia, Pedro Miguel, Anderson, Américo, Filipe Avelar, Bruno Porto, Leandro, Marco Farinha, Vicente, Hygor, David Fagucho, Rui Daniel e Milford.
O sorteio da próxima eliminatória decorre já na próxima quarta-feira.
Entretanto, no Distrital da 1.ª Divisão de Castelo Branco, o Vitória de Sernache goleou o Valverde (4-1) e manteve a sétima posição do campeonato, com 19 pontos. Os golos da equipa vitoriana foram apontados por Nuno Alves (2), Fredy e Dani.
Por seu lado, no Distrital de Juniores, o Sertanense continua a sua caminhada vitoriosa. Este fim-de-semana, foi a equipa do Sporting da Covilhã a não ter argumentos para a equipa da Sertã, que bateu os serranos (2-1), em jogo da 10.ª jornada. A quatro jornadas do fim da primeira fase, Sertanense e Benfica de Castelo Branco lideram com 22 pontos. Já o Vitória de Sernache continua na última posição, depois da derrota deste fim-de-semana (4-1) com a formação albicastrense.
Nos Iniciados, o Sertanense arrancou um excelente empate (0-0) em Proença-a-Nova diante da turma local e subiu à sétima posição. Para o Distrital de Infantis, o conjunto da Sertã não teve tanta sorte e foi derrotado (3-2) pelo Valongo. O jogo das Escolas, também com o Valongo, foi adiado para o próximo dia 18 de Dezembro.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Memórias: Antigo edifício dos Paços do Concelho


É uma das poucas imagens que ainda existem dos antigos Paços do Concelho da Sertã. A fotografia pertence a Sarmento Nunes e ilustra, segundo um jornal da época, a festa de recepção a um alto dignatário do governo da altura.O edifício, localizado nos terrenos do que é hoje o jardim do miradouro, junto ao Clube da Sertã, foi destruído, em 1917, devido a um violento incêndio, que reduziu a cinzas todo o espólio da autarquia, assim como documentos de grande importância e que ajudariam a contar um pouco do que foi a história da Sertã nestes anos.

Sertã recebe Feira de Antiguidades


A Alameda da Carvalha, na Sertã, vai receber, a partir de amanhã e até domingo, a 1.ª Feira de Antiguidades, Velharias e Coleccionismo. O evento, organizado pela empresa Oui C’est Moi, deverá contar com a presença de cerca de 30 expositores.
Como o próprio nome indica, esta feira será o local indicado para tentar encontrar todos aqueles objectos que lhe escaparam da memória ou até para descobrir livros e selos que lhe faltam na colecção.
Tudo o que possa imaginar estará exposto nas «bancas» dos diversos expositores, que estarão no interior de uma tenda gigante, montada na Alameda da Carvalha.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Ministro diz que não vai encerrar postos da GNR


“Não. A resposta é não, eu não encerro postos da GNR”. Quem o diz é Rui Pereira, ministro da Administração Interna, quando confrontado por um autarca sobre o provável encerramento de 108 postos da GNR.
Uma interpretação rápida desta declaração poderá sossegar os habitantes de Cernache do Bonjardim e das povoações vizinhas. No entanto, depois do que aconteceu ontem, com o secretário de Estado do Ambiente, que conseguiu mudar três vezes de opinião no espaço de nove horas (aplicação de uma taxa aos sacos de plástico), a minha confiança já não será tão grande.
Após a notícia do Correio da Manhã, a dar conta da intenção da GNR de encerrar ou remodelar 108 postos desta corporação, vários elementos ligados ao Governo apressaram-se a desmentir a notícia. Primeiro foi a governadora civil de Castelo Branco a dizer que não era verdade e que o ministro da Administração Interna lhe garantira que isso não iria suceder. Depois foi o primeiro-ministro a negar que já houvesse alguma decisão nesse sentido e agora o ministro Rui Pereira parece querer sossegar os ânimos.
No meio de todos estes desmentidos, há algo que parece saltar à vista: Qual era afinal o objectivo do estudo encomendado pelo MAI à GNR? Nos últimos dias, vários leitores do blogue têm chamado a atenção para a possibilidade da brigada de trânsito vir a ocupar o posto da GNR de Cernache do Bonjardim. Não sei se é verdade, mas o que sei é que toda esta informação e desinformação, a que temos assistido nestes últimos dias, só complica mais as coisas. E mais perigoso do que a falta de informação é o excesso dessa mesma informação.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Atelier Túlio Vitorino: A espera terminou?


Parece que é desta. O atelier Túlio Vitorino, em Cernache do Bonjardim, vai ser recuperado. A notícia é hoje avançada pelo jornal Gazeta do Interior e dá conta de que a Câmara Municipal da Sertã pretende remodelar este edifício emblemático, há muito votado ao abandono.
Segundo a edição daquele jornal, as obras darão origem à “criação de um espaço para leitura informal de periódicos (jornais e revistas), assim como uma área dedicada ao estudo e a trabalhos de grupo”.
Na prática, será instalada uma mini-biblioteca interligada com os serviços da Biblioteca Municipal, de modo “a proporcionar à população o acesso ao acervo municipal, facilitar o acesso às novas tecnologias de informação ou criar, simplesmente, um espaço lúdico para estabelecer uma conversa enquanto se folheia uma qualquer publicação”, pode ler-se naquele semanário.
O atelier albergará ainda um espaço de exposição permanente (sala ou núcleo museológico sobre a vida de Túlio Victorino), sala-de-estar, cafetaria e um pequena zona para exposições temporárias de escultura, fotografia, design, etnografia, arqueologia e cerâmica.Depois de vários avanços e recuos, a autarquia sertaginense parece ter encontrado uma solução para o edifício. Resta agora saber, quando é que as portas do “novo” atelier se abrem ao público.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Sertanense derrotado e Vitória de Sernache goleia

Os ventos não estão a soprar de feição para a equipa do Sertanense. Depois da derrota da semana passada, em Alcobaça, o conjunto da Sertã voltou a perder (1-0), nesta 11.ª jornada, desta feita com o Marinhense, baixando para a quarta posição da tabela classificativa. O Vitória de Sernache, no Distrital de Castelo Branco, voltou às vitórias e logo com uma goleada (7-0) frente à Lardosa.
O jogo não correu bem aos comandados de Eduardo Húngaro, que nunca conseguiram impor o seu futebol perante um adversário que se fechava bem na defesa e que partia rápido para o contra-ataque. O golo da formação da Marinha Grande (que o Sertanense já venceu esta época, em jogo da primeira eliminatória da Taça de Portugal) chegou aos 31 minutos, por intermédio de Nunito.
O Sertanense não conseguiu reagir e até ao minuto 90, o resultado manteve-se favorável ao Marinhense.
Em Cernache do Bonjardim e em jogo a contar para a nona jornada, o Vitória local “despachou” a Lardosa, com sete golos sem resposta. Os golos da equipa da casa foram apontados por Rui Domingues (2), Miguel Farinha, Paulo Lopes, Dani, Nuno Alves e pelo guarda-redes contrário (auto-golo). O Vitória mantém a sétima posição da classificação, sendo a segunda equipa mais finalizadora da prova (26 golos), apenas ultrapassada pela AD Fundão (27 golos).
No Distrital de Juniores, a nona jornada trouxe um “derby” Sernache-Sertanense. Fruto de uma equipa mais forte e organizada, os jovens da Sertã não sentiram grandes dificuldades e venceram por números conclusivos (6-0). O Sertanense manteve a primeira posição do campeonato, em igualdade pontual com o Benfica de Castelo Branco.
A sétima jornada do campeonato Distrital de Iniciados não foi positiva para as duas equipas do concelho envolvidas na prova. O Sertanense foi derrotado em casa (3-0) pelo Valongo e baixou à oitava posição, enquanto o Vitória de Sernache não conseguiu melhor frente ao Proença-a-Nova (derrota 3-0) e manteve a décima posição.
No Distrital de Infantis, a turma da Sertã não esteve melhor e foi derrotada em casa (4-2) pelo Vilarregense, mantendo a quinta e penúltima posição da prova.As Escolas estiveram em grande e venceram em Castelo Branco (4-0) a Casa do Benfica local, reforçando a terceira posição do campeonato, que dá acesso à fase-final.