sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Feriado municipal pode ser alterado de 24 para 25 de Junho


O vereador social-democrata Joaquim Patrício lançou a ideia, num artigo publicado no jornal «A Comarca da Sertã», e o executivo camarário já deu ‘luz verde’ à iniciativa: mudar a data em que se assinala o feriado municipal de 24 para 25 de Junho.
A razão é simples e, na minha opinião, faz todo o sentido. É comummente aceite por muitos historiadores que D. Nuno Álvares Pereira nasceu a 25 de Junho de 1360 e não a 24 de Junho como é aventado. Sendo uma das maiores personalidades com berço no concelho e que à sua importância histórica se juntou agora a religiosa, por via da canonização, é chegada a altura da Sertã prestar-lhe a devida homenagem.
Joaquim Patrício, citado pela Rádio Condestável, notou que “a data do actual feriado municipal é um dos principais obstáculos à promoção da figura ímpar da Igreja e da história nacional”, acrescentando que “um número substancial dos nossos munícipes e a grande maioria dos portugueses está convencida que o concelho da Sertã celebra o seu feriado municipal em honra de São João”, isto porque “a data de 24 de Junho será sempre a data de São João e não a de São Nuno”.
Posto isto e como “12,66 por cento dos 308 municípios portugueses celebram o seu feriado municipal em honra de S. João no mesmo dia que o concelho da Sertã”, não existindo nenhum município português que celebre o seu feriado a 25 de Junho, o vereador avançou com a proposta de que, já a partir do próximo ano (altura em que se assinalam os 650 anos do nascimento do Santo Condestável), o feriado municipal seja comemorado no dia 25 de Junho.
A proposta foi apresentada a todos os vereadores do município, em reunião do Executivo, tendo sido votada favoravelmente (pena que este consenso não se estenda a outras matérias). Seguidamente, a proposta será levada a discussão na Assembleia Municipal.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sertanense tem blogue na Internet


O Sertanense Futebol Clube passou a contar recentemente com um blogue na Internet, que pode ser encontrado no seguinte endereço: http://sertanensefutebolclube.blogspot.com/
O novo blogue pretende dar a conhecer a actualidade do clube e recuperar histórias antigas da colectividade, colocando em evidência as equipas do passado, os seus atletas, dirigentes, técnicos, assim como todos os que contribuíram para a manutenção deste ‘emblema’ ao longo dos últimos 75 anos de vida.

CDU aposta em Benvinda Duarte para a Câmara da Sertã


Chama-se Benvinda Duarte e volta a ser a candidata da CDU à Câmara da Sertã, depois de já se ter apresentando a votos nas mesmas eleições em 2001. António Jorge Dias Serra é o candidato à Assembleia Municipal.
Natural da freguesia de Cernache do Bonjardim e residente em Chão da Forca, na Sertã, Benvinda Duarte é membro do PCP e deverá querer melhorar os últimos resultados da CDU nas eleições autárquicas da Sertã: quando se apresentou como candidata em 2001 recolheu 90 votos, ao passo que Rui Silva (candidato da CDU em 2005) não fez melhor, arrecadando apenas 38 votos.
A CDU concorre também nestas eleições às juntas de freguesia de Cabeçudo (Paulo Nunes Tintim), Carvalhal (Carlos Graça), Cernache do Bonjardim (Benvinda Duarte), Pedrógão Pequeno (Nuno Miguel Fernandes), Sertã (André Filipe Ventura) e Várzea dos Cavaleiros (Carla Maria Guerreiro).

sábado, 22 de agosto de 2009

Sertã tinha 532 desempregados no passado mês de Julho


O número de desempregados no concelho da Sertã fixou-se nos 532, no passado mês de Julho, segundo os dados divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). As mulheres continuam a ser as mais atingidas por este drama.
Depois de no passado mês de Fevereiro, o desemprego ter atingido 580 pessoas no concelho, o número tem vindo a baixar, apesar de algumas oscilações – entre os meses de Junho e Julho verificou-se uma subida (510 para 532 desempregados).
Dos 532 desempregados registados actualmente no IEFP, 161 são homens e 371 mulheres, um cenário preocupante e em linha com o que se passa a nível nacional.
A maioria dos desempregados (411) estão há menos de um ano nesta situação. Um dado a ter em atenção é que dos 532 desempregados, 222 têm mais de 35 anos e menos de 54 anos. A faixa etária até aos 25 anos também apresenta um número considerável de inscritos no IEFP (122).
Em termos de escolaridade, os desempregados com o 3.º ciclo do ensino básico são em maior número (147), sendo de destacar os 44 sertaginenses com licenciatura que ainda estão à procura de emprego.

Pedro Jesus é o candidato do CDS-PP à Câmara da Sertã


É a terceira vez consecutiva que Pedro Jesus se apresenta como candidato do CDS-PP à Câmara Municipal da Sertã. O empresário têxtil continua a ser a grande aposta dos ‘centristas’ a estas eleições, que terão lugar no próximo dia 11 de Outubro.
A floresta é a grande prioridade de Pedro Jesus, segundo o próprio confidenciou à Agência Lusa: “Sempre defendi que era necessário um gabinete dedicado à floresta. Essa ideia foi aproveitada, mas o gabinete não funciona. Há ideias da primeira candidatura [em 2001] que continuam actuais”.
Entre as propostas do candidato encontram-se a implantação de mais indústria no concelho e a necessidade de uma “maior convergência de esforços entre municípios” para projectos como “a estrada nacional 238, que liga Fundão, Oleiros, Sertã e Ferreira do Zêzere”.
A construção de um novo parque de estacionamento e de uma rotunda na Fonte da Boneca são outras das medidas enunciadas.
Recorde-se que nas últimas eleições autárquicas, em 2005, Pedro Jesus alcançou 530 votos (4,96 por cento).

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Rock ‘n’ Sertã durante dois dias


A margem esquerda da Ribeira da Sertã, ali junto à Carvalha, será palco, nos próximos dias 21 e 22 de Agosto, do festival Rock ‘n’ Sertã, que junta várias bandas do concelho.
No dia 21 de Agosto, sobem ao palco os Frente 704, Still e os Dj’s Xapi-Nager e Odir. Já no dia seguinte, Rockabyllio & amigos, Popxula e os Dj’s Moreno e Custom Circus serão as atracções do espectáculo.
Aqui fica uma boa sugestão para as noites destes dois dias. Os concertos têm início às 21h30m e a entrada é gratuita.

Fernando Ferreira repete candidatura à Câmara da Sertã


Fernando Ferreira é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara da Sertã. Esta é a segunda vez que o auxiliar de acção educativa se apresenta como cabeça-de-lista deste partido às eleições autárquicas no concelho.
Segundo uma notícia divulgada pela Agência Lusa, as prioridades do candidato bloquista são a educação, o ambiente e a área social. Além disso, Fernando Ferreira pretende criar um loteamento social no concelho, isto porque, diz, “os preços dos lotes de terreno estão inflacionados” e “ao nível de uma cidade”.
O desenvolvimento da zona industrial, a criação de emprego e as acessibilidades ao concelho são outras das metas enunciadas pelo candidato, que espera melhorar a votação das últimas autárquicas (1,3 por cento da votação).

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Sertanense inicia campeonato a jogar em casa


O Sertanense Futebol Clube já conhece os seus adversários para o próximo Campeonato Nacional da 2.ª Divisão (Zona Centro). A formação da Sertã irá iniciar a prova no dia 6 de Setembro, recebendo em casa a equipa do Operário dos Açores. Já na primeira eliminatória da Taça de Portugal, a sorte esteve do lado dos sertaginenses, que ficarão isentos dessa ronda.Ao todo serão 16 equipas a integrar a série do Sertanense na 2.ª Divisão.
Depois de jogar em casa na primeira jornada, seguem-se duas deslocações (Mafra e Oliveira do Bairro). Até ao final da primeira volta, os adversários são os seguintes: Tondela (4.ª jornada), Vitória do Pico (5.ª), Eléctrico Ponte Sôr (6.ª), Esmoriz (7.ª), União da Serra (8.ª), Tourizense (9.ª), Marinhense (10.ª), Académico Viseu (11.ª), Pampilhosa (12.ª), Monsanto (13.ª), Praiense (14.ª) e Arouca (15.ª).

Triste desporto na rotunda da Eirinha


É um triste desporto que começa a ser hábito todos os fins-de-semana na rotunda da Eirinha, na Sertã. Vários automobilistas aproveitam as dimensões da rotunda para aí exercitarem os seus dotes de condução, fazendo todo o tipo de manobras (algumas delas bastante perigosas) perante a passividade (ou desconhecimento?) das nossas forças policiais.
Além de condenar a atitude desta gente, que se entretém a colocar em perigo a vida dos outros, era bom que este tipo de situações merecesse uma maior atenção de todos, até para que um dia não estejamos aqui a lamentar algum acidente grave daí decorrente.
Já agora, no que terá dado a investigação a uns supostos beligerantes que numa noite destas resolveram tomar o interior da rotunda de Eirinha de assalto, para fazer diversas manobras em cima do relvado?

Vitória de Sernache defronta Valverde na primeira jornada do distrital


O sorteio do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Castelo Branco, onde participa o Vitória de Sernache, já foi efectuado. Na primeira jornada, a equipa orientada por Simões Gapo recebe em casa, no dia 20 de Setembro, o Valverde.
Apresentando um novo modelo competitivo a partir desta temporada, o campeonato distrital integra 12 equipas. Além do Vitória de Sernache, participam o Águias de Moradal, Oleiros, Unhais da Serra, Fundão, Pedrógão, Teixosense, Proença-a-Nova, Vilarregense, Lardosa, Valverde e Atalaia do Campo.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Candidatos às eleições legislativas por Castelo Branco perfilam-se


José Sócrates (PS); Costa Neves (PSD); Luís Garra (CDU); Próspero dos Santos (CDS-PP) e José Serra dos Reis (Bloco de Esquerda). Estes são os cabeças-de-lista dos vários partidos, pelo distrito de Castelo Branco, nas eleições legislativas do próximo dia 27 de Setembro.
As escolhas das diversas forças partidárias foram sendo conhecidas ao longo dos últimos dias e todos se mostram muito confiantes na eleição. Entre candidatos óbvios e outros nem tanto, o distrito será chamado a pronunciar-se numas eleições, onde cada vez mais o seu carácter regional conta menos, a partir do dia seguinte à votação… ainda recentemente António Barreto defendia uma revisão constitucional muito séria nesta matéria (mas isso é outra conversa!!!).
O candidato socialista não é novidade para ninguém. José Sócrates, actual primeiro-ministro, arrisca muito da sua vida política nestas eleições, sabendo de antemão que será difícil repetir a maioria absoluta de há quatro anos.
A imagem do chefe do Executivo tem vindo a desgastar-se, sobretudo, nestes últimos dois anos e Sócrates sabe que terá de fazer uma campanha inteligente para não repetir o descalabro das eleições europeias.
Do lado do PSD, Costa Neves foi uma escolha pessoal da presidente Manuela Ferreira Leite. O antigo líder do PSD Açores, e candidato ao Governo regional daquele arquipélago, é uma escolha no mínimo estranha, mas que poderá marcar pontos, caso não cometa os erros que Morais Sarmento registou, aquando da campanha para as últimas eleições legislativas no distrito.
Ainda assim, é preciso não esquecer que Costa Neves foi há quatro anos cabeça-de-lista do PSD no distrito de Portalegre, não tendo sequer sido eleito (alcançou uns míseros 20 por cento na votação final).
Luís Garra é o candidato da CDU. Membro do comité central do PCP, este conhecido sindicalista repete as candidaturas à Assembleia da República de 1991 e 1999, nunca tendo sido eleito.
Próspero dos Santos candidata-se pelo CDS-PP. O actual presidente da Comissão Política Distrital do partido está esperançado na eleição de um deputado.
Já o Bloco de Esquerda optou por José Serra dos Reis, professor e membro da Assembleia Municipal da Covilhã. O bloquista é também candidato a presidente da Câmara daquela cidade nas próximas autárquicas.