segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Memórias: Os jogos no Campo da Abegoaria


Numa altura em que o Sertanense comemora 75 anos de vida, fomos ao baú de recordações buscar esta imagem de um jogo do Sertanense da década de 1970, disputado no Campo da Abegoaria.
O adversário era o Desportivo de Castelo Branco e a assistência marcou presença em grande número naquela tarde de Domingo. Na imagem, vemos o guardião sertaginense Vítor Serrano a segurar uma bola, sob o olhar atento de Dionísio – duas grandes figuras do nosso futebol.
Foto: autor desconhecido

Jornais antigos: Campeão do Zêzere


“Com a fundação d’este semanário não temos em vista derrubar thronos, nem guerrear governos, o nosso scopo, o fim primordial d’elle, será advogar os interesses moraes e materiaes do torrão que nos vio nascer e os de toda a comarca”. Era desta forma simbólica que Joaquim Martins Grillo apresentava o jornal Campeão do Zêzere, dirigido por si e cuja primeira edição foi para as bancas no dia 1 de Fevereiro de 1891.
O semanário, que era detido por Francisco Martins Grillo, estava sedeado na Sertã e contava no corpo redactorial com J.A. de Souto Brandão e A.H.F da Conceição.
Apesar do enfoque noticioso ser o concelho sertaginense, o município vizinho de Pedrógão Grande também recolhia uma atenção especial nas páginas desta publicação.
No primeiro número, um dos grandes destaques foi o lançamento do livro de contos «Chromos», de Magdalena Martins de Carvalho, um acontecimento muito celebrado na Sertã dos finais do século XIX.
Segundo as fontes existentes, o jornal ter-se-á publicado até ao dia 3 de Julho de 1892 (47 números no total).

domingo, 15 de fevereiro de 2009

«Sertanense: 75 Anos de História» apresentado no dia 20 de Fevereiro


É já na próxima sexta-feira (20 de Fevereiro) que será apresentado ao público em geral o livro «Sertanense: 75 Anos de História», uma iniciativa que abre a Gala dos 75 anos do clube e que terá continuidade com a realização de um jantar, nessa mesma noite, no restaurante Pontevelha. A apresentação do livro, da autoria de Rui Pedro Lopes, decorrerá na Casa da Cultura da Sertã, pelas 18h30m.
“A vida e os maiores feitos do Sertanense Futebol Clube compõem um quadro de memórias que se pretendeu perpetuar ao longo das páginas deste livro. São 75 anos de histórias e de pessoas que conduziram o Sertanense ao reconhecimento público”, pode ler-se na contracapa desta obra, com quase 300 páginas.
O livro, que estará à venda por 25 euros, poderá ser comprado durante a cerimónia de apresentação e também na Papelaria Paulino (a partir de Sábado, dia 21 de Fevereiro) ou então por venda postal (envio à cobrança), bastando para isso contactar Nuno Mouta (934789034) ou Rui Pedro Lopes (918303058).
Ainda no dia 20 de Fevereiro terá lugar um jantar de confraternização (as inscrições poderão ser efectuadas junto de Nuno Mouta), pelas 20 horas, durante o qual serão efectuadas diversas homenagens, sendo de esperar algumas surpresas ao longo da noite. O jantar deverá contar com nomes ilustres do futebol distrital e nacional.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Carnaval popular anima Outeiro da Lagoa


O Outeiro da Lagoa vai ser palco, no próximo dia 22 de Fevereiro (Domingo), de um desfile de Carnaval popular. O cortejo tem início nos Calvos e termina no Largo do Cruzeiro, segundo revela o jornal online «Pinhal Digital».
As carroças puxadas por burros estarão, uma vez mais, em destaque na edição deste ano, que conta com a organização da Comissão de Festas do Outeiro da Lagoa.
Será concerteza uma tarde de grande animação nesta localidade do concelho da Sertã e o convite fica, desde já, feito.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Benfica vem à Sertã


O Sport Lisboa e Benfica é o convidado de honra para as comemorações do 75.º aniversário do Sertanense Futebol Clube, que têm início na próxima terça-feira (17 de Fevereiro). Para este dia, que assinala a fundação do clube, está marcado um encontro de futebol entre o Sertanense e a equipa de juniores do Benfica.
O desafio, que tem início agendado para as 18h30m, promete muita emoção e deverá trazer ao Campo de Jogos Dr. Marques dos Santos algumas das futuras estrelas do clube benfiquista.
Os juniores do Benfica, treinados pelo conhecido João Alves, ocupam neste momento a segunda posição no seu Campeonato Nacional.
As comemorações continuam na sexta-feira (20 de Fevereiro) com a Gala dos 75 anos do Sertanense Futebol Clube. Durante este evento será apresentado o livro «Sertanense: 75 anos de História» (aberto ao público em geral na Casa da Cultura da Sertã) e haverá um jantar de confraternização para sócios, cujas inscrições estão já abertas. Sobre estas duas iniciativas daremos mais pormenores nos próximos dias.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Memórias: Largo de São Sebastião


Nos primeiros tempos deste blog, publicámos uma foto desta zona da Sertã. Hoje, voltamos a faze-lo, revelando uma outra imagem onde os tempos de outrora estão bem vincados em todas as linhas.
Acho que não preciso de enumerar as diferenças entre o passado e o presente – elas são bem evidentes!
Foto: Olímpio Craveiro

Casa das Guimarães passou a memória


A notícia correu de forma veloz na Sertã: A Casa das Guimarães foi abaixo. Um pedaço da história sertaginse desapareceu com ela e hoje apenas nos resta lamentar este triste episódio.
O folhetim Casa das Guimarães alimentou, durante os últimos anos, muitas páginas de jornais e diversas conversas de circunstância, sem que nunca se tivesse chegado a um verdadeiro consenso sobre o destino a dar a este imóvel localizado no centro histórico da Sertã.
Há quem ainda hoje questione a pertinência da Câmara Municipal ter adquirido esta casa e quais os fins que lhe pretendia dar. Sobre o primeiro aspecto, tenho a dizer que, na altura, concordei inteiramente com a decisão de compra, até porque este é um dos imóveis que guarda (ou melhor, guardava…) entre as suas paredes muitas das histórias de uma Sertã que já não existe (prometo daqui a uns tempos contar a história da Casa das Guimarães aqui no blog). Quanto ao segundo aspecto, as minhas dúvidas já são maiores – nunca ficou muito claro o que se queria ali fazer! A instalação de um espaço museológico dedicado à tal Sertã antiga, de que falava há pouco, teria sido uma boa ideia, mas o dinheiro não abunda nos cofres da autarquia e os mecenas sertaginenses também são raros, salvo honrosas excepções.
Talvez seja uma boa altura para começarmos a acreditar que uma nova Casa das Guimarães possa nascer no mesmo local – a ideia raia o utopismo, mas se um homem não sonhar também não vai a lado nenhum.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Crise chega à Sertã

A crise está a chegar à vila da Sertã. Durante os últimos dias, várias notícias têm surgido dando conta de alguns despedimentos e de empresas em dificuldades. O momento é de expectativa para muitos e de angústia para outros.
Não querendo ser alarmista, seria altura do nosso Governo (que esbanja dinheiro para salvar dois bancos falidos há muito, sob o pretexto do interesse nacional) olhar mais a sério para o drama que se vive no tecido empresarial nacional, nomeadamente nas pequenas e médias empresas.
A intervenção do Governo é urgente, até porque são precisos sinais claros de que existem soluções, apesar de estarmos a falar de uma crise à escala planetária.
Mas é preciso também que muitos dos nossos empresários percebam que é chegada a altura das grandes decisões, sendo nestes momentos que se vê a ‘fibra’ dos verdadeiros profissionais.