sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Memórias: 1.º jogo oficial do Viação de Sernache


Foi a primeira equipa do concelho da Sertã a disputar jogos oficiais de futebol. O Grupo Desportivo Viação de Sernache (mais tarde conhecido por Vitória de Sernache) fez a sua estreia em competições oficiais na época de 1958/59, participando no Campeonato Distrital de Castelo Branco.
O primeiro jogo oficial, disputado por esta equipa, teve lugar na Covilhã, frente ao Grupo Desportivo Covilhanense. O encontro terminou com um empate (3-3).
Neste ano de estreia, a formação de Cernache do Bonjardim terminou o campeonato na segunda posição, com oito pontos (três vitórias, dois empates e três derrotas), tendo marcado 24 golos e sofrido 21.
Com esta classificação, o Viação de Sernache garantiu a subida à 3.ª Divisão Nacional, juntamente com o Benfica de Castelo Branco, campeão distrital.
A foto que hoje publicamos (com um especial agradecimento ao sr. Aníbal Pires) diz respeito à equipa que alinhou no primeiro jogo oficial na Covilhã. Em cima (esquerda para a direita): Chico, Vítor, Gabriel, Martins, Amâncio, Zé Maria e José Carlos. Em baixo: Martins, Valura, Aníbal, Saul e Teixeira.

É preciso tratar da ‘Saúde’


A notícia surge na edição electrónica do jornal Reconquista, que cita uma peça da Rádio Condestável, divulgada esta semana, e dá conta de uma situação que deveria obrigar-nos a reflectir.
“Em Cernache do Bonjardim há pessoas a pernoitar à porta da Extensão do Centro de Saúde, para guardarem vez para a «consulta do dia», do dia seguinte. Por volta das 22h30 da última segunda-feira [25 de Agosto], como informa a Rádio Condestável daquela localidade, já havia quatro pessoas à espera para marcar consulta na manhã de terça-feira. Sendo que uma delas guardava vez para outra, as consultas do dia ficavam completas com aquelas pessoas”, pode ler-se na referida notícia.
E continua: “A situação não é nova, mas tem tendência a agravar-se em tempo de férias, como é o caso. Este ano acresce o facto de um dos médicos em permanência estar de baixa devido a um acidente, esclarece a mesma emissora. Até há bem pouco tempo estavam três médicos em permanência a dar consultas na extensão de Cernache. Neste momento estão apenas dois a assegurar serviço. Ouvido pela Condestável, o Director do Centro de Saúde da Sertã, Henrique Brandão, confirmou esta tendência e acrescenta que não tem médicos. «Num quadro de 15, neste momento, estamos com metade», desabafou, e com base nas palavras da ministra da Saúde, Ana Jorge, aquando da sua passagem por Vila de Rei e Proença-a-Nova, esta tendência é de agravamento”.
Perante estas evidências é difícil dizer o que quer que seja. Ainda para mais quando a própria Sub-Região de Saúde de Castelo Branco admite ter conhecimento desta situação e ter aconselhado o Director a pagar em horas extraordinárias aos médicos. O problema, como disse Henrique Brandão à Rádio Condestável, é que «os médicos estão sobrecarregados e eu não os posso obrigar já que estão com excesso de trabalho».

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Sertã e concelhos limítrofes sem acesso a serviços de medicina física e reabilitação


A Região de Referência para Avaliação em Saúde (RRAS) da Sertã [engloba os concelhos da Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei] não possui qualquer serviço de medicina física e reabilitação (MFR), uma situação que só encontra paralelo na RRAS de Odemira.
Estes dados, apresentados recentemente pela Entidade Reguladora de Saúde, são reveladores do esquecimento que o poder central tem votado ao Interior e da deficiente distribuição deste tipo de serviços. No total, os serviços de MFR espalhados por Portugal ascendem a 617, a maioria dos quais situados nas cidades de Lisboa e do Porto. Este seria um resultado normal, em função da distribuição populacional, no entanto, quando se constata que existem em média, em Portugal Continental cerca de seis serviços de MFR por 100.000 habitantes, acaba por ser difícil de perceber porque é que as RRAS da Sertã e de Odemira são as únicas que não dispõem deste tipo de serviços. Por exemplo, na RRAS da Lousã existem cerca de dez serviços do género.
Segundo a Entidade Reguladora de Saúde, no caso da RRAS da Sertã serão necessários, no mínimo, dois serviços de MFR, atendendo à densidade populacional dos concelhos que a integram. Contudo, o número que melhor responderia às necessidades da população seria de quatro serviços, conclui aquela mesma entidade reguladora.
Esperemos que, uma vez mais, os nossos governantes e seus ‘súbditos’ não se esqueçam desta região.


O que é?

A Medicina Física e de Reabilitação ou Fisiatria é uma especialidade
médica que se ocupa do diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades, designadamente, patologias traumática, do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológica, cardio-respiratória, reumatológica, vascular periférica, pediátrica, entre outras. A Medicina Física e de Reabilitação aplica diferentes estratégias terapêuticas que previnem ou reduzem as múltiplas consequências clínicas, doenças agudas e crónicas, no âmbito das deficiências das incapacidades e das desvantagens. (Fonte: Wikipédia)

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Nomes para as ruas precisam-se


Quantos de nós já não se interrogaram sobre a origem de muitos dos homens e mulheres que emprestaram o seu nome às ruas do concelho da Sertã. Se uns são do conhecimento público, outros ficaram esquecidos nas brumas do tempo.
Para já, o objectivo não é dar a conhecer os ilustres que dão nome às nossas ruas (lá iremos mais à frente), mas antes responder a um apelo que o presidente da Câmara da Sertã, José Paulo Farinha, lançou recentemente a todos os munícipes, de modo a contribuírem na indicação de novos nomes para a nomeação de ruas do concelho da Sertã.
“A participação dos munícipes na atribuição de nomes a ruas do concelho reveste-se de elevada importância, na medida em que poderão contribuir para a consolidação do sistema de referenciação geográfica”, sublinhou José Paulo Farinha, que agradece “o apoio dos munícipes na indicação de nomes existentes (e respectivas biografias) e outros novos para a nomeação de ruas do concelho da Sertã”.
A todos os que quiserem colaborar aqui ficam os contactos para fazerem chegar as vossas sugestões: Divisão de Obras da Câmara Municipal da Sertã - telefone (274 600 300), fax (274 600 301), correio electrónico (
cmsgeral@cm-serta.pt), correio (Largo do Município, 6100-738 Sertã).
Sem grandes comprometimentos, penso que há alguns ilustres sertaginenses, e não só, que já mereciam que o seu nome figurasse numa das muitas ruas do nosso concelho. E exemplos não faltam. Talvez também possam deixar aqui as vossas colaborações.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Sertanense recebe União de Tocha na Taça de Portugal


A União Desportiva de Tocha será o adversário do Sertanense na primeira eliminatória da Taça de Portugal, que se realiza no próximo dia 31 de Agosto. O jogo está marcado para o campo de jogos Dr. Marques dos Santos, na Sertã.
Depois do brilharete da época passada, o Sertanense quer voltar a fazer história numa das mais importantes competições nacionais. Para isso, o primeiro obstáculo que terá de superar é a formação do União de Tocha, que milita na Série C, da 3.ª Divisão nacional.
A equipa do concelho de Cantanhede (freguesia de Tocha) tem no seu palmarés nove presenças na 3.ª Divisão e alguns títulos distritais nas provas da Associação de Futebol de Coimbra.

Sertanense inicia participação na 3.ª Divisão no próximo fim-de-semana


O Sertanense inicia já no próximo fim-de-semana a sua participação no campeonato nacional da 3.ª Divisão (Série D), defrontando o Lousanense, no Campo Dr. José Pinto de Aguiar, na Lousã.
A prova, que se divide por duas fases, à semelhança do que sucedeu na época anterior, conta com 14 equipas, provenientes dos distritos de Castelo Branco, Leiria, Coimbra e Santarém.
Segundo o sorteio realizado recentemente, o Sertanense irá receber na segunda jornada o Atalaia do Campo, deslocando-se na ronda seguinte ao terreno do Sporting de Pombal.
Os adversários seguintes são: Gândara (4.ª jornada), Marinhense (5.ª), Penamacorense (6.ª), Unhais da Serra (7.ª), Torres Novas (8.ª), Peniche (9.ª), Benfica de Castelo Branco (10.ª), Sourense (11.ª), Caldas (12.ª) e Vigor Mocidade (13.ª).
No final da primeira fase, os seis primeiros classificados são apurados para uma ‘poule’, a duas voltas, onde os dois primeiros garantem a subida à 2.ª Divisão nacional. Os restantes clubes serão divididos em dois grupos, disputando entre si os lugares de permanência na 3.ª Divisão nacional.
Entretanto, no passado dia 16 de Agosto, o Sertanense venceu a primeira edição do seu torneio internacional, ao derrotar (1-0) na final a equipa espanhola do Salamanca, com o único golo a ser apontado por Joca.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Vitória de Sernache inicia campeonato em casa


O Vitória de Sernache ficou a conhecer recentemente o seu calendário, para a próxima época, no campeonato distrital da 1.ª Divisão de Castelo Branco. A equipa de Cernache do Bonjardim inicia a prova no dia 21 de Setembro, recebendo em casa a formação do Escalos de Cima.
A segunda jornada (28 de Setembro) coloca frente-a-frente o Proença-a-Nova e o Vitória de Sernache, sendo que na terceira jornada o adversário é o Alcains. Nas jornadas seguintes, os opositores são a AD Fundão (4.ª jornada), Oleiros (5.ª), Vilarregense (6.ª), Pedrógão São Pedro (7.ª), Teixosense (8.ª), Valverde (9.ª), Águias Moradal (10.ª) e Lardosa (11.ª).
Por seu lado, realizou-se também o sorteio da primeira eliminatória da Taça de Honra «José Farromba». O detentor do troféu, Águias do Moradal, foi a equipa que calhou em sorte à formação vitoriana, que terá de se deslocar ao Estreito, para disputar esta eliminatória, no próximo dia 16 de Novembro.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Jornais antigos: Notícias da Nossa Terra


O primeiro número saiu para as bancas no início do mês de Dezembro de 1960. O principal propósito era informar os emigrantes de tudo o que se passava nos concelhos da Sertã, Proença-a-Nova, Vila de Rei, Oleiros e Mação.
O novo jornal chamava-se «Notícias da Nossa Terra» e era dirigido pelo Pe. Alfredo Dias. Assumindo um forte cunho religioso, esta publicação existiu até meados de 1978.
Nos últimos anos em que foi editado, o jornal começou a virar-se mais para as notícias do concelho de Proença-a-Nova, sendo que na sua recta final apenas esta área geográfica merecia a cobertura deste semanário.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O novo roteiro turístico

Chama-se «Oásis da Beira» e é o novo roteiro turístico que dá a conhecer as potencialidades das freguesias de Cernache do Bonjardim, Castelo, Cumeada, Nesperal e Palhais.
Segundo o jornal «A Comarca da Sertã», a publicação elenca os principais locais a visitar em cada uma destas freguesias e revela alguns factos curiosos e históricos.
Esta iniciativa foi já aplaudida por várias pessoas e mereceu mesmo um voto de felicitações em recente Assembleia Municipal.
O presidente da Câmara da Sertã, José Paulo Farinha, aproveitou mesmo a oportunidade para exortar outras freguesias a seguir o exemplo. Além disso, deixou no ar o desejo da própria autarquia lançar um documento do género, englobando todas as freguesias. Ou seja, um verdadeiro roteiro turístico do concelho.
A questão que se coloca é porque é que a autarquia ainda não o fez? E, como é óbvio, não estou a falar da informação descartável que vem sendo distribuída, há algumas décadas, com sugestões de visita a locais de interesse do concelho.
O que a Câmara de Castelo Branco fez recentemente, com o lançamento do guia «Albiback», é um bom exemplo. São 200 páginas de informação e onde os turistas e visitantes poderão tomar contacto com as potencialidades do concelho. Não defendo uma obra do género para a Sertã (o investimento seria incomportável), mas penso que devemos aprender com o que de bom se faz nos outros lados. A sugestão aqui fica.